Defensoria pede implantação de ‘Patrulha Maria da Penha’ em Santa Inês

17/01/2019 #Administração
img

Foto:

Com o objetivo de garantir a integridade de mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência doméstica e familiar, o Núcleo Regional da Defensoria Pública em Santa Inês solicitou ao Governo do Estado a implantação da ‘Patrulha Maria da Penha’ naquela comarca.

O ofício assinado pela defensora Cláudia Isabele Damous foi encaminhado à Secretaria Estadual da Mulher (Semu), na manhã desta quinta-feira (17). Nele, a defensora informa que a maioria dos casos de violência doméstica não chega ao conhecimento das autoridades em virtude de a vítima temer represália do agressor após a denúncia, necessitando, portanto, de proteção do estado.

“As mulheres têm medo de denunciar, já que após notificarem o fato às autoridades ficam à mercê do agressor. Queremos que as medidas protetivas instauradas sejam verdadeiramente cumpridas com o apoio policial do setor especializado”, disse Cláudia Damous.

Além da implantação do projeto em Santa Inês, a defensora pública disponibilizou a instituição para a realização de eventos e oficinas educativas, com foco na sensibilização da sociedade quanto ao respeito e à dignidade da mulher.

A Patrulha compõe a Política Nacional de Combate à Violência Contra às Mulheres e é realizada por policiais militares treinados para acompanhar denúncias de violação de medidas protetivas ou situações de ameaças. O acompanhamento e o atendimento às mulheres são realizados de forma humanizada, através de visitas solidárias periódicas às suas respectivas residências, bem como monitoramento do agressor, quando necessário.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON