Defensoria discute parceria com a Vale para garantir oportunidades a jovens com Down

11/01/2019 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Núcleo de Defesa do Idoso, Pessoa com Deficiência e da Saúde, realizou, recentemente, uma reunião com representantes da Vale no Maranhão para discutir uma nova parceria para garantir oportunidades a jovens com síndrome de Down, que participaram de um curso de capacitação promovido junto ao Sebrae/MA.

O encontro foi conduzido pelo defensor público Benito Pereira da Silva Filho, titular do Núcleo de Defesa do Idoso, Pessoa com Deficiência e da Saúde, e acompanhado pelo corregedor-geral da instituição, o defensor público José Augusto Gabina de Oliveira.

Participaram da reunião, os responsáveis pelos setores de relações institucionais e de educação da Vale no Maranhão, representantes do Sebrae/MA, do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e o pai de um dos alunos do curso. Dentre os vários temas abordados, o grupo debateu sobre a atual política da multinacional para inclusão de profissionais com deficiência e as possibilidades de inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Segundo o defensor, a iniciativa tem como finalidade garantir a efetivação de direitos da pessoa com deficiência oportunizando novas perspectivas de vida a esses jovens. “Conseguir oportunidades de emprego para essas pessoas vai além de garantir um trabalho, significa contribuir para o desenvolvimento delas e para o exercício da sua cidadania além de promover a diversidade também no ambiente laboral”, afirmou Benito Pereira Filho.

O curso – Fruto de articulação da Defensoria com o Sebrae/MA, o curso de capacitação “Atendimento ao Público: Orientando pessoas com síndrome de Down para atender bem” tem como oportunizar aos jovens com essa ocorrência genética a possibilidade de exercer uma profissão.

Para isso, são realizadas aulas duas vezes por semana, que abordam temas como relações interpessoais, autoconhecimento, hábitos do trabalho; comunicação, linguagem corporal e alegria no atendimento; e incentivo ao trabalho em equipe, dentre outros.

O curso é executado pela Coordenação Estadual de Educação Empreendedora do Sebrae no Maranhão, com o apoio do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e o Fórum Estadual da Pessoa com Deficiência. A primeira edição da capacitação, realizada em 2018, beneficiou 20 jovens. Novas turmas deverão ser realizadas no decorrer deste ano.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON