Foto:
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Núcleo de Defesa do Idoso, Pessoa com Deficiência e da Saúde, realizou, recentemente, uma reunião com representantes da Vale no Maranhão para discutir uma nova parceria para garantir oportunidades a jovens com síndrome de Down, que participaram de um curso de capacitação promovido junto ao Sebrae/MA.
O encontro foi conduzido pelo defensor público Benito Pereira da Silva Filho, titular do Núcleo de Defesa do Idoso, Pessoa com Deficiência e da Saúde, e acompanhado pelo corregedor-geral da instituição, o defensor público José Augusto Gabina de Oliveira.
Participaram da reunião, os responsáveis pelos setores de relações institucionais e de educação da Vale no Maranhão, representantes do Sebrae/MA, do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e o pai de um dos alunos do curso. Dentre os vários temas abordados, o grupo debateu sobre a atual política da multinacional para inclusão de profissionais com deficiência e as possibilidades de inserção dos jovens no mercado de trabalho.
Segundo o defensor, a iniciativa tem como finalidade garantir a efetivação de direitos da pessoa com deficiência oportunizando novas perspectivas de vida a esses jovens. “Conseguir oportunidades de emprego para essas pessoas vai além de garantir um trabalho, significa contribuir para o desenvolvimento delas e para o exercício da sua cidadania além de promover a diversidade também no ambiente laboral”, afirmou Benito Pereira Filho.
O curso – Fruto de articulação da Defensoria com o Sebrae/MA, o curso de capacitação “Atendimento ao Público: Orientando pessoas com síndrome de Down para atender bem” tem como oportunizar aos jovens com essa ocorrência genética a possibilidade de exercer uma profissão.
Para isso, são realizadas aulas duas vezes por semana, que abordam temas como relações interpessoais, autoconhecimento, hábitos do trabalho; comunicação, linguagem corporal e alegria no atendimento; e incentivo ao trabalho em equipe, dentre outros.
O curso é executado pela Coordenação Estadual de Educação Empreendedora do Sebrae no Maranhão, com o apoio do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e o Fórum Estadual da Pessoa com Deficiência. A primeira edição da capacitação, realizada em 2018, beneficiou 20 jovens. Novas turmas deverão ser realizadas no decorrer deste ano.
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?