Foto:
Estimular uma relação harmoniosa entre o servidor público e o usuário dos serviços da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) é o objetivo da campanha “Cortesia gera Cortesia - Cortesia é dever de todos! Tanto de quem atende, quanto de quem é atendido”. Já realizada pelas Defensorias Públicas estaduais do Tocantins e de Goiás, a instituição maranhense adotou a campanha durante a última reunião do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas dos Estados, do Distrito Federal e da União (CNCG).
A campanha é baseada na Lei do Usuário nº 13.460/2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos. A legislação, que se aplica à Administração Pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, prevê itens como a apresentação de manifestações acerca da prestação de serviços públicos, as atribuições das Ouvidorias e a avaliação continuada dos serviços.
A adoção da campanha online no âmbito da DPE/MA foi uma proposição do corregedor-geral da instituição, o defensor público José Augusto Gabina de Oliveira. “Com essa ferramenta, estaremos disseminando práticas como a urbanidade, o respeito, a acessibilidade e a cortesia no atendimento aos usuários, conceitos fundamentais no serviço público. Entendo que atitudes como estas geram reações de mão dupla, ou seja, o servidor público que é gentil e cortês dificilmente será tratado com grosseria ou má educação pelo nosso assistido, garantindo assim um ambiente harmonioso para as duas partes”, disse.
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?