Foto:
Estudantes e professores do Centro Educacional Professor Fernando Perdigão tiveram a oportunidade de discutir o tema “Racismo Institucional”, como parte da programação do III Festival de Belezas Negras da Liberdade Quilombola, promovido pelo Centro de Integração Sociocultural Aprendiz do Futuro (Cisaf), com o apoio da Defensoria Pública do Estado.
O tema foi abordado pela defensora pública e diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep/DPE/MA), Isabella Miranda, sendo a primeira de sete palestras que serão ministradas ao longo do mês, que integram o Projeto Educação em Direitos e Cidadania, de responsabilidade da DPE/MA.
O objetivo das discussões é contribuir para o empoderamento comunitário por meio da educação em direitos humanos para a construção de uma cultura de respeito a direitos e acesso à Justiça.
Palestra - Na escola, a defensora apresentou aos participantes o trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública, sua criação, missão, valores, assim como a atuação em questões afetas à promoção dos direitos humanos, como forma de garantir uma sociedade mais justa, igualitária e solidária.
Isabella Miranda ressaltou a importância dos debates. “É fundamental falarmos para esses jovens sobre desigualdades e sua construção social e histórica. Assim, contribuímos para a consciência da necessidade de sua superação diária diante das dificuldades que se apresentam no dia a dia”, afirmou.
A DPE realizará, ainda, outras palestras, até o dia 23 de novembro, em escolas do bairro da Liberdade e adjacências, com foco na educação em direitos, consciência cidadã e entendimento de questões sociais relativas às especificidades da comunidade enquanto quilombo autodeclarado.
Estão programadas palestras com os temas: “O que é violência de gênero”, “Protagonismo juvenil”, “Conhecendo a Defensoria Pública”, “Direitos humanos de crianças e adolescentes”, “Política de drogas e discriminação estrutural e “Conversando sobre direitos humanos”. Os defensores também participarão do II Seminário sobre a militarização da sociedade, no dia 23, e da II Conferência Livre da Juventude Negra, nos dias 24 e 25.
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Há 73 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?