Novo sistema de atendimento da DPE/MA é lançado para reduzir filas e garantir a satisfação do assistido

31/07/2018 #Administração
img

Foto:

Foi lançado, nesta segunda-feira (30), na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em São Luís, o novo sistema de controle de atendimentos presenciais, por meio da emissão de senhas. Com a metodologia, os gestores poderão diagnosticar, planejar, acompanhar, monitorar, otimizar e agilizar a procura pelos serviços da instituição na capital. Segundo o subdefensor-geral Gabriel Furtado, a intenção é estender o sistema para todos os núcleos da região metropolitana de São Luís e do interior do estado, reduzindo as filas e aumentando o nível de satisfação do atendimento prestado pela instituição.   

“Neste primeiro momento, não estamos alterando nenhum fluxo, apenas organizando. Por isso, pedimos a compreensão e o comprometimento de todos, para que retornem com suas impressões, sugestões e críticas”, declarou Furtado, que comandou o trabalho de orientação e sensibilização voltado aos assistidos, defensores públicos e servidores, durante toda a manhã desta segunda-feira. “Registro que, apesar do esforço de todos, as filas atuais também se explicam pelo aumento exponencial da procura pela DPE, nos últimos anos”, frisou.

O assistido que buscar os serviços da Defensoria, a partir desta semana, se surpreenderá com as inovações propostas pela gestão, a começar pela nova identidade visual dos espaços, que receberam sinalização padrão, para facilitar o direcionamento dos serviços demandados pelo assistido. Nos dois primeiros pavimentos do casarão, também foram instalados monitores/painéis de TV, que além de permitir a visualização da posição da senha, também emite o áudio para confirmação da chamada.

Conforme o supervisor de Informática da DPE, Ricardo Corrêa Lemos, tudo isso foi possível graças à implantação do Sistema de Gerenciamento de Atendimento (SGA livre), programa desenvolvido em código aberto e disponível no Portal do Software Público para utilização por instituições e empresas.

“Livre, gratuito e moderno, esse sistema gera ainda relatórios e estatísticas de demanda, ou seja, a partir de agora poderemos mensurar o tempo gasto pelo assistido, desde o momento em que ele recebe a senha até o encerramento do atendimento. Isso vai nos ajudar a identificar os gargalos e a partir de então buscar as melhores soluções”, disse, informando que para as próximas etapas estão sendo estudadas adaptações ao sistema, visando melhorar ainda mais o trabalho. “Para esse momento, fizemos ajustes apenas nas informações disponibilizadas nos monitores”.           

Muitos assistidos aprovaram o novo sistema de atendimento. Morador da Pirâmide, Nilton Sousa, 66 anos, procurou a Defensoria para formalizar o divórcio com sua ex-esposa, uma vez que estão separados há 28 anos. “Semana passada em vim aqui e já tinha encerrado a marcação para aquele dia. Hoje fui atendido bem antes das 9 horas, por isso acredito que esse novo sistema vai agilizar bastante o atendimento”, disse o idoso Nilton.       

Já a assistida Maria Edna Costa Barbosa, 50 anos, residente do bairro Anjo da Guarda, precisa de um alvará para fazer a retirada de um recurso retido na conta corrente do seu esposo falecido. O Banco do Brasil informou que o documento seria emitido com a ajuda da instituição. “Peguei a senha 03, já fiz o cadastro e estou aguardando o atendimento jurídico. Com o uso do painel eletrônico, que chama a senha da gente ficou muito melhor”, disse Maria Edna.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON