Envelhecimento é tema de Fórum em São Luís

20/06/2018 #Administração
img

Foto:

A atuação da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) na garantia de direitos da pessoa idosa na área da saúde foi um dos temas destacados durante a abertura do II Fórum de Geriatria e Gerontologia do Maranhão, realizado na manhã da última segunda-feira (11).

O fórum é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) e conta com a parceria da DPE/MA, além de outras entidades e órgãos. Na ocasião, o defensor público Cosmo Sobral da Silva, titular do Núcleo de Defesa do Idoso, Pessoa com Deficiência e da Saúde, elogiou a maior celeridade no atendimento às demandas de pessoas idosas, por meio das vias administrativas.

“Felizmente, nesses últimos tempos, conseguimos um bom diálogo com a Secretaria de Saúde do Estado, de modo que algumas demandas que nos chegam, referentes à saúde da pessoa idosa, temos conseguido resolver por meio de encaminhamentos administrativos. O nosso papel enquanto defensor público não é só entrar com ação judicial. Nós temos o importante papel também de trabalhar a articulação e o aprimoramento de políticas públicas”, disse o defensor Cosmo Sobral.

O defensor público ressaltou ainda a atuação da DPE/MA, por meio de seu Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), que registrou 1.381 casos de violência contra o idoso em 2017. Neste ano, de janeiro a abril, a instituição já recebeu 426 denúncias. “É importante que tratemos desses números num evento como este, pois a violência contra a pessoa idosa acaba resvalando também no sistema público de saúde”, frisou.  

A programação do evento foi encerrada com painéis, rodas de conversa e oficinas. O Fórum de Geriatria e Gerontologia tem como tema “Cuidado integral para um envelhecimento bem-sucedido”.

Palestra - A coordenadora do Ciapvi, a assistente social Isabel de Fátima Lopizic, ministrou palestra durante no II Fórum. Na ocasião, versou sobre tipos de violência contra a pessoa idosa, suas limitações físicas, barreiras naturais, preconceitos, discriminação social, incompreensão, desrespeito, carências materiais, qualidade dos serviços públicos, dentre outros aspectos inerentes ao cotidiano do segmento.

Em São Luís, a Defensoria Pública do Estado mantém um intenso trabalho na área de proteção dos direitos do idoso, com a atuação do Núcleo especializado e do Ciapvi. Ambos funcionam na sede da instituição, das 8h às 17h. No interior, as demandas dessa área são atendidas pelos defensores públicos lotados nos núcleos regionais da instituição.      

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON