Defensoria e parceiros da Renadi-MA discutem envelhecimento saudável em workshop

20/06/2018 #Administração
img

Foto:

As políticas públicas voltadas ao envelhecimento da população foram destaque do Workshop “É necessário prevenir, é possível superar”, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), Ministério Público do Maranhão (MPMA) e demais parceiros da Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa no Maranhão (Renadi-MA).

O evento integrou a programação da Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa 2018, com programação que se estende durante este mês. Na abertura do workshop, o defensor público-geral do estado, Alberto Pessoa Bastos, destacou a importância da união de instituições, entidades e a sociedade civil para o desenvolvimento de políticas que garantam dignidade e efetivação de direitos à população idosa no estado frente às estatísticas de violência que têm sido registradas.

“Os casos relatados pelo Ciapvi são preocupantes. Apenas na capital, tivemos mais de 1.400 denúncias de violência em 2017. E, neste ano, mais de 400 casos já foram registrados. As estatísticas nos mostram que o índice de violência contra a pessoa idosa ainda é grande e o principal agressor é membro da família da vítima. Esses espaços como o do workshop visam amenizar a situação. É um momento para conscientizar", ressaltou o defensor- geral.

Debate - As discussões do workshop tiveram início com a palestra “As representações sociais de velho e do envelhecimento”, ministrada pela Prof.ª Dra. Jacira do Nascimento Serra, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Maranhão (SBGG/MA). Na ocasião, a palestrante abordou a figura da pessoa idosa nas diversas sociedades.

Na mesa redonda, pesquisadores e agentes públicos renomados exploraram o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

O promotor de Justiça José Augusto Cutrim apresentou as principais ações realizadas pela Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso de São Luís. Já o Prof. Dr. Márcio Aleandro Correia Teixeira apontou mecanismos para o enfrentamento à violência contra o idoso.

Rosângela Carvalho Bertoldo, especialista em Políticas Públicas em Gerontologia, destacou as consequências econômicas e sociais do aumento acelerado da população idosa. Por sua vez, Vania Cantanhede de Holanda, abordou a violência institucional enfrentada pela pessoa idosa que busca os serviços públicos.

Lançamentos - Ainda durante o workshop, foram lançados o Mapeamento da Rede de Atenção à Pessoa idosa: Guia de Informações e Orientações Úteis, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), e a logomarca da Renadi-MA, da Campanha de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa 2018.

Apresentado pelo Prof. Me. Rafael de Abreu, o Guia de informações contém o levantamento da rede de serviços voltados à assistência, educação, serviço social, saúde, direito e demais áreas espalhados nos distritos de São Luís. O documento estará disponível brevemente nos sites da Universidade Federal, Hospital Universitário da Ufma e Defensoria Pública, dentre outros. Já a logomarca da campanha foi apresentada pela especialista em Gerontologia e coordenadora do Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa e Proteção dos Direitos do Idoso (Femadi), Maria do Socorro Ramos Ferreira.

Em São Luís, a Defensoria Pública do Estado mantém um intenso trabalho na área de proteção dos direitos do idoso, com a atuação do Núcleo especializado e do Ciapvi. Ambos funcionam na sede da instituição, das 8h às 17h. No interior, as demandas dessa área são atendidas pelos defensores públicos lotados nos núcleos regionais da instituição.       

 

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON