A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) recebeu, recentemente, a primeira remessa de memoriais descritivos residenciais e planta baixa executados por meio de convênio com a Faculdade ISL Wyden Educacional, antiga Faculdade DeVry de São Luís. Os documentos subsidiarão ações em processos judiciais e vistorias extrajudiciais realizados pela DPE na área de regularização fundiária.
A iniciativa é resultado do convênio firmado em março deste ano para a prestação de serviços de assistência técnica e perícia especializada pelos estudantes da área de engenharia e arquitetura da instituição de ensino, que possibilitem a realização de projetos relacionados à mobilidade urbana, acessibilidade e moradia, bem como a realização de vistorias técnicas em terminais de transportes coletivos, vias públicas, entre outros.
O Prof. Dr. Lúcio Macêdo, coordenador do convênio, entregou 12 memoriais descritivos ao defensor público Benito Pereira da Silva Filho, titular do Núcleo Especializado de Defesa do Idoso, da Saúde e da Pessoa com Deficiência, articulador da ação. Todos são referentes a imóveis de assistidos da Defensoria na área de moradia e defesa fundiária. Os documentos detalham as edificações ou terrenos que sejam objeto de litígio e apresentam importantes dados como as especificações, localização e zona de uso.
Segundo o defensor Leandro Pires de Araújo, os documentos já foram recebidos pelo Núcleo Cível de Moradia e Defesa Fundiária. “Com os documentos em mãos, os assistidos serão novamente atendidos e tomaremos as providências necessárias. Em casos de usucapião, será ajuizada uma ação para regularização da propriedade e a confecção da matrícula do imóvel. Nos casos de regularização de ocupação de terrenos públicos, será solicitado, junto à Prefeitura, a cessão de uso especial de moradia ao assistido”, explicou.
O Núcleo Especializado de Moradia e Defesa Fundiária, da DPE, em São Luís, dentre outros objetivos, promove a defesa dos direitos à moradia digna, do direito à cidade e à posse segura da terra, em demandas individuais ou coletivas. No interior do estado, onde há a presença da instituição na comarca, os casos nessa área são atendidos pelos defensores públicos lotados no núcleo regional.
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?