Defensoria integra capacitação de parceiros que atuarão em curso para pessoas com síndrome de Down promovida pelo Sebrae

12/06/2018 #Administração
img

Foto:

Dezenas de pessoas com síndrome de Down participarão, no segundo semestre, do Curso de Atendimento ao Público, fruto de articulação entre o Núcleo Especializado de Defesa do Idoso, da Saúde e da Pessoa com Deficiência, da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), com o Sebrae-MA. O curso tem como objetivo valorizar o segmento e oportunizar aos jovens com a síndrome a possibilidade de exercer uma profissão.

Como parte da capacitação, os treinandos deverão realizar atendimentos a assistidos na Defensoria Pública, prestando informações e participando de procedimentos administrativos inerentes à prestação de serviços à comunidade socioeconomicamente vulnerável.

O defensor público Benito Pereira Filho, que atua na proteção dos direitos da pessoa com deficiência, participou do encontro que marcou a multiplicação da metodologia que será usada por técnicos credenciados do Sebrae e parceiros que atuarão no curso. “É uma oportunidade que as pessoas com síndrome de Down terão de desenvolver suas potencialidades na busca de sua inserção no mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, ressaltou. A coordenadora da Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência da DPE, Livia Carvalho, também esteve no local.

Para atender à solicitação da Defensoria Pública, a coordenação de Educação Empreendedora do Sebrae buscou quem já desenvolvia alguma experiência de capacitação voltada às pessoas com síndrome de Down. “Encontramos no Sebrae em Alagoas, o próprio consultor que idealizou o curso e o trouxemos para aplicar o repasse do conhecimento. O certo é que, a partir de agora, abrimos essa frente aqui no Sebrae Maranhão e vejo que é um caminho sem volta”, enfatizou o diretor superintendente João Martins, que estava acompanhado pelo conselheiro do Sebrae, Celso Gonçalo.

A capacitação é voltada para o atendimento ao cliente, com uma metodologia pioneira e já validada pelo Sebrae em Alagoas. “Além do cognitivo, vislumbramos o emocional e psicológico, aplicamos dinâmicas integrativas e buscamos voltar tudo isso ao ambiente laboral, pois os preparamos para o mercado de trabalho”, indica o idealizador do curso, Walter Rocha, consultor do Sebrae em Alagoas.

Fonte: Ascom-Sebrae/MA com informações da Ascom-DPE/MA

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON