Foto:
Como fruto da parceria firmada entre a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) e a Wyden Educacional, antiga Faculdade DeVry de São Luís, dezenas de alunos da Escola Modelo da instituição acadêmica participaram de palestras que discutiram o tema mobilidade urbana e acessibilidade, em logradouros que fomentam a cultura e o lazer no Centro Histórico de São Luís. O encontro foi conduzido pelo coordenador do escritório modelo, Lúcio Macêdo, e pelo defensor público Benito Pereira Filho.
O diálogo foi motivado pela atuação da DPE no que tange a acessibilidade em logradouros do Centro Histórico, um dos cartões postais da capital maranhense, destacando a inspeção realizada no fim de 2017 ao Teatro de São Luís- antigo Cine Roxy.
Benito Filho, titular do Núcleo de Defesa da Pessoa com Deficiência, Saúde e do Idoso, e idealizador da parceria, destacou a realização de mais uma diretriz do convênio firmado entre a DPE e a Wyden. “Esta missão está cumprida e com êxito. Trouxemos aqui pessoas gabaritadas para falar sobre o assunto, representantes de diversas entidades da rede de proteção do segmento e que também nos cobravam uma aproximação com a classe acadêmica. Portanto, a Defensoria estabelece laços que agreguem nessa luta em favor da pessoa com deficiência”, concluiu.
Na ocasião, Alessandra Pajama, membro do Fórum Maranhense das Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologia e também do Coletivo de Mulheres com Deficiência, falou sobre os direitos expressos na Lei Brasileira de Inclusão e sobre diversos aspectos do cotidiano da pessoa com deficiência, como a acessibilidade cultural e atitudinal. Pajama é pedagoga e especialista em acessibilidade cultural.
Já Carlivan Braga, que é cadeirante e também integrante do Fórum, falou sobre a importância do envolvimento de pessoas com deficiência na definição de projetos arquitetônicos, com base em entendimento cujo o lema é “Nada sobre nós, sem nós”. Discorreu ainda sobre os anseios e a busca de alternativas para que as demandas do segmento sejam contempladas na estrutura das instituições e órgãos públicos, sob o olhar do segmento. Também participou das palestras Madjer Amorim, que é coordenador de oficinas e mostras de sensibilização prática em acessibilidade do Coletivo Tiquira com Cuxá.
Também estiveram presentes a coordenadora do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd), da Defensoria Pública, Livia Carvalho, a diretora da faculdade, Bárbara de Moraes Carvalho, e a aluna de engenharia e líder do escritório modelo, Diocileide Gouveia.
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?