Foto:
O defensor-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, participou da celebração dos 100 anos do Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizada na semana passada no Teatro Arthur Azevedo. O gestor foi uma das quase 170 autoridades e homenageados a receberem diplomas e a medalha do mérito jurídico, Domingos Perdigão.
Durante a solenidade conduzida pela reitora Nair Portela foram rememorados os diversos nomes de relevância ao cenário jurídico maranhense e nacional que já passaram pelos bancos da Universidade ao longo desses 100 anos. O Curso de Direito da UFMA foi criado juntamente com a fundação da Faculdade de Direito do Maranhão, em 28 de abril de 1918, resultado do esforço conjugado dos professores Domingos de Castro Perdigão, que era o diretor da Biblioteca Pública do Estado e Manoel Fran Paxeco, cônsul de Portugal no Maranhão.
No dia 1º de junho de 1918, diante da congregação dos professores, foi inaugurada as aulas do curso jurídico-social, e, no dia 11 de agosto, no Teatro São Luís, foi realizada as solenidades que festejavam a inauguração. Já em 1942, a Faculdade foi fechada por determinação da Diretoria do Ensino Superior que dispunha de poder político de fechar todas as Faculdades que não tivessem renda própria para subsidiar e ministrar o ensino sem sacrifício dos professores.
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?