Foto:
Em uma iniciativa do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA), da Defensoria Pública estadual (DPE/MA), as mães e pais de crianças acolhidas pela Casa de Apoio Ninar receberão, regularmente, informações e orientações sobre a importância da efetivação de direitos relacionados à criança com deficiência. A atuação integra o projeto “Direito da Criança com Deficiência não é Brincadeira” e contará com o auxílio de equipe multidisciplinar do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd).
A linha de atuação do projeto foi discutida durante roda de diálogo realizada na última terça-feira (10), no auditório da unidade de saúde gerida pelo Governo do Estado. O encontro foi conduzido pelos Defensores Públicos titulares do NDCA Davi Rafael Veras e Joaquim Gonzaga Neto, pela coordenadora do Ciapd, Livia Carvalho, e colaboradoras do projeto “Superando Barreiras”, também da DPE/MA, contando com a participação de mães, pais, crianças, e profissionais que integram o quadro funcional da unidade.
Semanalmente, um componente da equipe do projeto visitará a Casa de Apoio a fim de apresentar a Defensoria Pública e dialogar com as mães e pais das crianças. O Centro de Referência oferece assistência gratuita e especializada para crianças da capital e do interior do estado com problemas de neurodesenvonvimento, incluindo crianças com diagnóstico de microcefalia.
De acordo com os defensores, o projeto possibilitará a orientação de familiares e profissionais envolvidos com este público sobre diversos aspectos na garantia de direitos do segmento, como o acesso especial à saúde, educação, lazer, cultura, dentre outras políticas públicas disponíveis a todo cidadão brasileiro.
“Com esse novo canal, os responsáveis pelas crianças tratadas na Casa de Apoio terão acesso a informações diversas sobre o trabalho e as maneiras de como buscar apoio da Defensoria, seja na capital ou no interior. Além da orientação, ainda poderão receber encaminhamentos para órgãos ou demais instituições parceiras de acordo com suas necessidades”, destacou Davi Veras.
O projeto ainda poderá ser ampliado. “A princípio, estamos estreitando laços com mães e pais dessas crianças acolhidas na Casa Ninar, e com os profissionais do local, visando construir uma base sólida para garantia dos direitos, os quais muitos aqui desconhecem que têm. A parceria com os profissionais da unidade é antiga, portanto estamos ampliando as relações, que em breve será levada a outras instituições”, explicou Joaquim Neto.
O diretor clínico e médico infectologista, Fabrício Silva Pessoa, agradeceu aos defensores a ressaltou a importância da parceria. “Ficamos muito satisfeitos com a visita dos defensores, que puderam tirar dúvidas dos familiares das crianças aqui acolhidas e até mesmo as nossas dúvidas. Muitas vezes temos que dar orientações sobre assuntos que fogem na nossa alçada técnica e com esse apoio poderemos direciona-los melhor”, concluiu o médico que representava, na oportunidade, a diretora da Casa de Apoio Ninar, Patrícia Sousa.
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?