Sistema eletrônico de eleições é apresentado a defensores públicos e auditor

06/04/2018 #Administração
img

Foto:

O sistema eletrônico de votação SIA-Eleições, que será utilizado no próximo pleito para defensor público-geral do Estado do Maranhão, foi apresentado e submetido a uma auditoria para fins de verificação da segurança e transparência do software. Um profissional especializado na área esteve na sede da Defensoria Pública do Estado, em São Luís, com a finalidade de atestar a qualidade e as condições técnicas do sistema na realização do processo eleitoral. 

A apresentação, ocorrida no dia 15 de março, contou com a presença do defensor Marcus Patrício Soares Monteiro, representando a Comissão Eleitoral; do presidente da Associação dos Defensores Públicos do Maranhão (Adpema), Murilo Guazzelli; do subdefensor-geral do Estado, Emanuel Pereira Accioly; do defensor Luís Otávio Rodrigues de Moraes Filho, e do coordenador da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Sistema da DPE/MA, Paulo José Melo Gomes Correa.

Também participaram da reunião o auditor mestre em Inteligência Artificial e doutorando em Ciência da Computação, Allisson Jorge Silva Almeida - contratado pela Adpema - e Flávio Almeida Ferreira, chefe da divisão de Infraestrutura de TI da Defensoria de Roraima e desenvolvedor do sistema eletrônico.

Exposição

O sistema desenvolvido pela DPE-RR foi cedido à Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), após articulação da Administração Superior.

Na reunião, o desenvolvedor do sistema fez uma exposição técnica abordando as características do programa, a ferramenta de desenvolvimento utilizada, os procedimentos internos, a criptografia, a segurança e uma eleição simulada.

Após a explanação, foram feitos alguns questionamentos ao desenvolvedor e ao auditor mestre. Em resposta, Allisson Almeida informou que, de acordo com as informações coletadas, o sistema atende a todos os critérios de segurança para garantir a lisura do processo.

Segundo Paulo José Melo Gomes Correa, foi decidido ainda durante a reunião que o sistema eletrônico funcionará somente na rede interna da Defensoria para aumentar a segurança do pleito.

Para o subdefensor Emanuel Pereira Accioly, a utilização do sistema representa um grande avanço para a instituição. “Diante de um processo significativo como esse, buscamos alternativas e conseguimos, através do SIA-Eleições, suprir importantes demandas da classe como a facilidade e agilidade para votar e, principalmente, a transparência”, ressaltou.

Pleito 

A votação ocorrerá no dia 13 deste mês. Seguindo o regimento da eleição, os nomes dos candidatos já estão incluídos no sistema. Antes do pleito, será impressa a zerésima, o comprovante que atesta que não existe voto registrado para nenhum candidato antes do início da votação.

Os defensores públicos poderão votar de qualquer computador habilitado na sede da instituição e nos núcleos regionais no interior, com exceção de Alcântara. Para a apuração, o sistema eletrônico fornecerá também uma auditoria interna para comprovar que não houve nenhum tipo de alteração externa.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON