Defensoria Pública inicia XII Curso de Formação para novos defensores

04/04/2018 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio da sua Escola Superior (Esdep/MA), iniciou na segunda-feira (02) o XII Curso de Formação de Defensores. O curso tem como objetivo apresentar as áreas de atuação, além de ações e rotinas da DPE, proporcionando a familiarização dos nove novos membros da carreira com as atividades da instituição.

O grupo foi recepcionado pelo defensor-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, pelo diretor da Esdep, Cristiano Matos de Santana e pelo corregedor-geral da DPE, Antônio Peterson Barros Rêgo Leal.

A abertura da capacitação foi conduzida pelo defensor-geral. Na ocasião, o gestor destacou a importância do curso para os novos defensores. “Esse curso é imprescindível, pois os participantes conhecerão o funcionamento e as diversas áreas da instituição e contarão ainda com palestras de alguns defensores com atuação nas mais diversas unidades que compartilharão um pouco da sua experiência com os novos membros da carreira. É um momento enriquecedor e muito importante para quem chega, pois permite uma apresentação gradual à dinâmica administrativa e demais processos da instituição”, disse.

De acordo com o defensor Cristiano Matos, o curso tem foco no aprendizado institucional, mas também na experiência na atuação defensorial. Por isso, os novos membros da carreira participarão de uma série de audiências durante o curso. “Na capital, os defensores assistirão a audiências criminais, cíveis, na área da família e no Tribunal do Júri, responsável por julgar crimes dolosos contra a vida”, ressaltou.

Ainda durante o primeiro dia da capacitação, o corregedor-geral fez uma exposição sobre as atribuições da Corregedoria na orientação e fiscalização da atividade funcional e da conduta pública dos defensores públicos. “Nesse primeiro momento, abordamos orientações gerais sobre como funciona a casa e a própria Corregedoria, alguns tipos específicos de atuação que demandam maior cuidado do membro da carreira e sobre os conflitos e reclamações que mais chegam a nós”, explicou.

O curso terá duração de cinco semanas, sendo quatro na sede da Defensoria Pública, em São Luís e uma de experiência em núcleos regionais no interior do estado. Serão realizadas diversas palestras e rodas de diálogos, com defensores, Ouvidoria-Geral e coordenadores de todos os setores da instituição, além de atividades práticas.

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON