Foto:
A ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), Rosicléia Barbosa, representou a instituição durante a I Reunião do Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas, realizado em Salvador (BA), entre os dias 12 e 16 deste mês. Os ouvidores das Defensorias de todo o país participaram de atividades do Fórum Social Mundial (FSM), realizado no mesmo período, na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Com o tema geral “Resistir é criar, resistir é transformar”, o FSM contou com seminários, plenárias, oficinas, atividades culturais e conferências, além de atos pela cidade, que constituíram um amplo espaço de discussões sobre o enfrentamento ao desmonte do Estado.
O Fórum Social contou ainda com a participação de representantes do terreiro Ilê Ashé Ogum Sogbô, religião de matriz africana do Maranhão, na mesa “Mulheres Negras do Sagrado pela Liberdade”. O terreiro fica localizado no bairro da Liberdade, em São Luís, e foi fundado em 1985.
Para a ouvidora Rosicléia Costa, a presença das mulheres do terreiro no encontro foi mais uma oportunidade de reverberar, nesse importante espaço de debate democrático de ideias, reflexão e compartilhamento de experiências, a luta dessas mulheres no enfrentamento ao racismo religioso, vivenciado por elas no seu dia a dia.
Durante os cinco dias de programação, os ouvidores puderam atuar conjuntamente em diversas atividades, como a construção de agendas positivas para o ano de 2018 e a posse do Grupo Operativo da Defensoria Pública, formado por representantes das organizações da sociedade civil da Bahia.
Em parceria com a Articulação Justiça e Direitos Humanos (JusDh), os ouvidores participaram ainda do debate intitulado “Democratização do acesso à justiça a partir das experiências das ouvidorias externas das defensorias públicas estaduais”, que reuniu as organizações que militam na área da política judicial e o Colégio de Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas para refletir sobre a agenda pela democratização da justiça e papel das instituições em face do aumento da violência e violação de direitos humanos.
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?