Defensoria Pública integra programação do Março Lilás promovido pelo Governo do Estado

13/03/2018 #Administração
img

Foto:

A coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), Isabel Gonzalez Lopizic, ministrou palestra como parte da programação estadual “Março Lilás”, alusiva às comemorações do Dia Internacional da Mulher. A palestra “Defensoria Pública no enfrentamento da violência contra a mulher idosa” foi direcionada a homens e mulheres, das mais diversas faixas etárias, que aguardavam atendimento no Centro de Saúde Genésio Rêgo.

De acordo com informações do Ciapvi, a maior parte dos acolhimentos é de idosas, entre 60 e 70 anos. 60% dos episódios de violência contra idosos são protagonizados por filhos e netos da vítima. Figuram entre as violações de maior incidência a negligência, as violências física, psicológica e financeira, a autonegligência e o abandono. Assim, a intenção da palestra é chamar a atenção da sociedade para as diversas formas de violência praticadas contra a pessoa idosa, na perspectiva de mobilizar e sensibilizar a população sobre o tema.

Na ocasião, a coordenadora falou sobre os tipos de violência contra os idosos registrados no Maranhão, com destaque para os mais comuns, como a violência psicológica, que incluem xingamentos, privação de direitos básicos do idoso e negligência. Abordou, também, a questão histórica na educação e formação do caráter de meninos e meninas, muitas vezes influenciada pelos pais.

"A desigualdade de gênero se fundamenta em construções culturais e envolvem a visão da superioridade masculina e da feminilidade subordinada. Para que o empoderamento das mulheres continue avançando, homens mulheres precisam tornar-se aliados no enfrentamento dessa violência. Daí a importância de discutir homens e mulheres sobre essa questão e as possíveis formas de superá-la!", ressaltou Isabel Lopizic.

Após a palestra, aconteceu um breve diálogo, envolvendo sobretudo os homens que estavam no local, reforçando a necessidade da participação masculina no combate à violência contra a pessoa idosa na sociedade atual.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON