Foto:
O defensor-geral do Estado e presidente do Conselho Superior da DPE/MA, Werther de Moraes Lima Junior, empossou na sexta-feira (26) os novos membros eleitos do Conselho Superior da Defensoria Pública estadual (DPE/MA), para o biênio 2018/2019. A solenidade contou com a presença do desembargador José Luiz Almeida, do procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Coelho, da secretária Municipal da Criança (Semcas), Andreia Lauande, do secretário estadual de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, e do presidente da Associação dos Defensores Públicos do Maranhão (Adpema), Murilo Guazzelli.
O evento, realizado no auditório da instituição, também foi prestigiado por vários defensores públicos, da capital e interior, além de servidores da DPE. A nova composição é formada pelos defensores Cosmo Sobral da Silva, Ivanilde Coelho Mesquita, José Augusto Gabina de Oliveira, Luciana dos Santos Lima, Lúcio Lins Siqueira Ramos, Reynaldo Mendes de Carvalho Filho, Suellen Weber Imbriani, além do defensor-geral, do subdefensor-geral Emanuel Accioly e do corregedor-geral da DPE, Antônio Peterson Leal, membros natos do colegiado.
Durante seu discurso, Werther Lima Junior destacou a importância do colegiado. “Fazer parte do Conselho Superior é dedicar-se à instituição, muitas vezes em detrimento do convívio familiar e de seus afazeres pessoais. Enalteço o altruísmo dos novos conselheiros, que têm dentre suas principais características a dedicação pelo bem-estar da coletividade. Sabemos que os objetivos constitucionais são desafiadores, o trabalho para realizá-los será árduo, mas os enfrentaremos com responsabilidade”, enfatizou.
A defensora titular do Núcleo Regional da DPE, em Imperatriz, Suellen Weber, ressaltou que o panorama requer agentes públicos com posturas solidárias e colaborativas, para que o Conselho Superior exerça seu papel de forma profícua. “Para fazer a Defensoria um órgão cada vez mais forte devemos ter empatia com nossos colegas, com nossos gestores, com as pessoas que servem de ponte entre a população e a instituição, e, sobretudo, com o assistido. Só assim, juntos, poderemos fazer da Defensoria um efetivo órgão de transformação social”, disse a nova conselheira, representando os demais colegas.
Um dos titulares do Núcleo de 2ª Instância da DPE, o defensor público e, agora conselheiro, Augusto Gabina vê o conselho ainda mais fortalecido por conta da pluralidade de seus pares, provenientes da 1ª à 4ª classe. “As discussões institucionais que passarão pelo Conselho Superior, representado pelas mais variadas classes da carreira defensorial, serão ainda mais legitimadas. O Conselho, portanto, está pronto para somar com a instituição e produzir bons frutos com foco no bem-estar da população mais vulnerável”, frisou Gabina, durante a solenidade que contou ainda com o juramento feito pelo conselheiro empossado Cosmo Sobral.
Atividades - Ao Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado compete exercer as atividades consultivas, normativas e decisórias da instituição no âmbito de suas atribuições, bem como velar pela observância dos princípios institucionais. Também integram o Conselho a Associação de Defensores Públicos do Estado do Maranhão e a Ouvidoria geral da Defensoria Pública do Estado.
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?