DPE de Barra do Corda lança CAD Digital para agilizar atendimento

09/11/2017 #Administração
img

Foto:

Para facilitar o contato com os assistidos cadastrados no Sistema de Atendimento, Geração e Acompanhamento Processual (Sagap), da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), o núcleo regional de Barra do Corda implantou a Central de Acompanhamento de Demandas por via digital (CAD Digital). O novo sistema, em operação desde o final do mês passado, utiliza como ferramenta básica o aplicativo de mensagem instantânea conhecido como WhatsApp para estabelecer um canal de comunicação rápido e eficiente com o cidadão que recebe assistência da Defensoria.

Criado por meio de portaria, o CAD Digital veio para facilitar o acesso da instituição ao assistido, conforme enfatizou o defensor titular do núcleo de Barra do Corda e idealizador do projeto, Jessé Mineiro de Abreu. “Temos uma grande dificuldade de manter contato com o assistido para pedir informações solicitadas pelo juiz, como endereço, documentos, dentre outros. Para não prejudicar o andamento do processo é necessário enviarmos um servidor à residência do assistido, demandando recursos materiais e humanos. Com a Central, acreditamos que essa realidade mudará”, justificou.

Para ser beneficiado pelo CAD Digital, o assistido precisa assinar um termo de adesão, comprometendo-se a utilizar o canal de comunicação, via WhatsApp, conforme algumas regras. Todos os contatos são feitos por meio do celular coorporativo da Defensoria de Barra do Corda, recebendo o assistido cadastrado um prazo de cinco dias para se manifestar. Além disso, o termo estabelece que o assistido, interessado em obter alguma informação sobre o seu processo, poderá fazê-lo uma vez por mês.

“Muitas são as vantagens do CAD Digital, dentre elas agilidade, eficiência, rapidez e economia. Quando o contato é feito por telefone, muitas vezes o assistido não atende e não retorna. O aplicativo serve também para que o cidadão tire suas dúvidas e acompanhe o seu processo de forma mais rápida, não deixando de fazer suas atividades diárias para se deslocar até a Defensoria”, explicou.

Uma das primeiras assistidas de Barra do Corda a aderir ao CAD Digital, dona Vilani de Oliveira da Silva elogiou a iniciativa, classificando-a como um “avanço”. “A partir de agora não vou mais precisar me ausentar da sala de aula, onde leciono, para buscar informações sobre o andamento do meu processo na Defensoria. Hoje praticamente todo mundo utiliza o WhatsApp, o que vai facilitar muito a vida de todos”, destacou.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON