Foto:
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), realizou a 8ª edição do projeto “Em Defesa do Consumidor na Comunidade”, desta vez no bairro do Sacavém. Foram mais de 40 atendimentos realizados durante a manhã da última quinta-feira (17), totalizando até agora, no ano de 2017, quase 300 cidadãos beneficiados. As atividades foram conduzidas pelo defensor público titular do Nudecon, Alberto Pessoa Bastos, e pela ouvidora-geral da DPE, Rosicléia Costa, com apoio do Núcleo Psicossocial da instituição.
O defensor público destacou que o evento, mais uma vez, foi um sucesso e que os números relacionados à negociação de dívidas, principal foco do projeto, superaram as expectativas. “Desde o início do projeto temos o compromisso de tentar resolver de imediato, dentro da comunidade, o problema do cidadão, sem a necessidade de um novo atendimento na sede, ou seja, evitando um novo deslocamento. Com isso, garantimos à população maior comodidade e segurança nos procedimentos, que resultam num índice de resolutividade de demandas acima de 85%”, disse.
Dentre os cidadãos que foram atendidos na unidade móvel está o carpinteiro João de Deus Silva, morador do Sacavém que solicitou uma renegociação de dívidas com a Companhia de Energia Elétrica (Cemar). Obteve êxito em sua demanda, e além disso garantiu sua inclusão no CadÚnico, para ter acesso ao programa social de tarifa social de energia elétrica. “Vim aqui para resolver um problema e consegui. O melhor é que aproveitei que representantes da Cemar estavam no local e pedi a inclusão do meu cadastro no programa que reduz minha conta de luz”, elogiou.
Defensores do Saneamento – Além de demandas de consumidores, os moradores também buscam melhorias relacionadas a saneamento básico e infraestrutura. Segundo informou o presidente da União de Moradores do Bairro do Sacavém, Daniel Almeida, são cerca de 25 mil moradores no local. Dezenas destes procuram a associação para pedir ajuda em casos relacionados a problemas na coleta de esgoto, falta d’água, infraestrutura precária de vias, dentre outros. Recentemente, alunos de engenharia da Faculdade Pitágoras, parceira do projeto “Defensores do Saneamento”, também levado à comunidade do Sacavém pelo Nudecon, percorreram ruas e vielas do bairro para verificar problemas de esgotamento sanitário e também entrevistar moradores para elaborar um diagnóstico preciso da situação. Com base nesses relatórios, os defensores públicos poderão cobrar providências por parte das concessionárias e outros órgãos envolvidos com a prestação do serviço público.
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?