Foto:
Com o tema “O direito do idoso pede passagem”, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), realizou panfletagem nos Terminais de Integração de Transporte Público da Praia Grande e da Cohama, nos shoppings São Luís e Rio Anil, no Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF) e nas Universidades Ceuma e Pitágoras.
As atividades ocorreram simultaneamente como parte da programação da Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, lançada no início do mês de junho pela DPE/MA em parceria com os Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos do Idoso (Cedima/CMDI) e o Fórum Maranhense de Defesa do Idoso (Femadi) e que tem como objetivo discutir estratégias de promoção de políticas públicas que oportunizem um envelhecimento digno, saudável e sem violência.
Semana passada, a coordenadora do Ciapvi, a assistente social Isabel Lopizic ministrou palestra no Centro de Saúde Genésio Rêgo e na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Bequimão, em São Luís, onde idosos e seus familiares puderam conhecer melhor o trabalho da Defensoria e dos demais órgãos de proteção à pessoa idosa. Na ocasião, os idosos presentes também obtiveram informações sobre seus direitos e onde denunciar a violência sofrida por muitos.
Ainda com vistas ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa e à discussão do papel de cada ator social nessa luta, a DPE realizou uma roda de diálogo. Na pauta, o fluxo de atendimento na rede de proteção. “Cada órgão precisa saber qual é o seu papel para evitar a revitimização do idoso, que já chega até nós bastante fragilizado”, observou Isabel Lopizic.
Estiveram presentes na reunião representantes da Promotoria do Idoso, Delegacia, Conselho estadual e municipal do idoso, Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa da Pessoa Idosa, Associação Nacional de Gerontologia, Caisi, Cras e Crea, além do Socorrão 1.
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Há 72 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?