Alunos de Medicina visitam Defensoria para conhecer trabalho voltado ao idoso

09/06/2017 #Administração
img

Foto:

Acompanhados da médica geriatra Jacira Serra, professora da disciplina Saúde do Idoso, alunos do 4º período do curso de Medicina, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), visitaram nesta terça-feira (6), a sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) para conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Defesa do Idoso e pelo Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o segmento, o Ciapvi. No auditório da instituição, as apresentações ficaram por conta do defensor público Benito Pereira Filho e da assistente social Isabel Lopizic. 

O grupo também recebeu as boas-vindas do defensor-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, que elogiou a iniciativa da professora Jacira, colocando a Defensoria à disposição para encontros futuros. No caso de Benito Filho, um dos titulares do Núcleo de Defesa do Idoso, Saúde e Pessoa com Deficiência, coube tratar das demandas judiciais mais comuns na instituição, envolvendo os idosos. Fez ainda um recorte relacionado ao recente caso, que obteve grande repercussão em São Luís, no qual uma idosa teve o carro rebocado por ter estacionado em vaga destinada a pessoas com idade a partir dos 60 anos, já que não tinha o selo de permissão afixado no para-brisas.

Isabel Lopizic, coordenadora do Ciapvi, também citou casos de violência atendidos pelo Centro, após um apanhado histórico e de evolução dos trabalhos realizados na área pela DPE/MA. “É com muita alegria que recebemos mais uma turma de Medicina da Ufma para conversarmos sobre as nossas atividades na proteção e defesa dos direitos dos idosos”, destacou.   

Segundo Jacira Serra, um dos objetivos da atividade de campo é garantir aos acadêmicos uma visão ampliada dos cuidados necessários com o segmento, independente da especialidade escolhida. “Em algum momento, os médicos naturalmente vão precisar lidar com os idosos, mesmo que não optem por serem geriatras. Daí a importância de os alunos de Medicina terem contato com outros aspectos da assistência, tendo a oportunidade, inclusive, de conhecer termos e providências típicas da área social e jurídica, que são responsáveis por garantir mais dignidade à vida dessas pessoas”, contou, fazendo referência ao Benefício da Prestação Continuada (BPC) e à curatela.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON