Foto:
Representantes de diversas instituições embaixadoras e parceiras do Projeto “Cuidar – Primeira Infância: abrace essa ideia” reuniram-se na última quinta-feira (25), na Sede da Plan Internacional, com o objetivo de alinhar diretrizes para a segunda etapa do plano de ação, edição 2017/2018. O diálogo foi conduzido pelo defensor público titular do Núcleo de Direitos Humanos (NDH), da Defensoria Pública estadual (DPE/MA), Jean Carlos Nunes Pereira, com o apoio da assistente social Maria de Guadalupe Furtado.
Para o defensor, o grande desafio desta segunda etapa é criar estratégias que garantam a atuação integrada entre os parceiros e o avanço para outros municípios. “Na primeira etapa, atuamos na sensibilização das instituições e da sociedade como um todo. Já nesta segunda etapa trabalharemos para consolidar o plano no que tange o fortalecimento e estreitamento de laços entre instituições, visando um melhor aproveitamento das atividades, e visamos também a expansão do seu alcance para o interior do Estado”, disse.
Na ocasião, o defensor ressaltou o ponto de partida para o projeto que é Marco Legal da Primeira Infância, regido pela Lei 13.257/2016, que determina uma série de ações voltadas para crianças desde o nascimento até os seis anos de idade. Relembrou que a campanha, lançada em 2016, tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da primeira infância como fase determinante do desenvolvimento humano e da construção de uma sociedade melhor, tendo como base, além do Marco Legal, o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Recentemente, o defensor Jean Carlos Nunes Pereira apresentou o Projeto Cuidar na 24ª edição da Ação Global e na audiência pública realizada pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), ocorrida em Pinheiro. Também participaram do encontro representantes da Plan Internacional/São Luís, que cedeu o espaço, da Fundação Josué Montello, da empresa Center Clean, do Tribunal de Justiça, da Secretaria Estadual de Saúde, da Pastoral da Criança, dentre outros.
A campanha já agrega quase 40 embaixadores em torno de discussões e iniciativas de valorização da criança. Já foram realizadas dezenas de reuniões, eventos, capacitações na busca pelo fortalecimento da cultura do cuidar e da compreensão de que o desenvolvimento da criança é responsabilidade de todos.
Há 71 dias
Há 71 dias
Há 71 dias
Há 71 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?