Defensoria estadual realizou mais de 600 atendimentos durante a Ação Global

29/05/2017 #Administração
img

Foto:

 

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) realizou mais de 600 atendimentos na 24ª Ação Global, o que representou um aumento de cerca de 600% em relação a edição anterior. 20 defensores públicos, assistentes sociais e servidores receberam as centenas de assistidos que procuraram os serviços da instituição durante todo o dia de sábado, no Campus da Ufma.

Com uma estrutura que incluiu várias tendas e um ônibus-escritório, a Defensoria prestou atendimento jurídico, psicossocial, realizou ações de educação em direitos e apresentou uma série de atividades lúdicas do “Cuidar – Primeira infância, abrace essa ideia”, um projeto da Defensoria desenvolvido em parceria com mais de 30 embaixadores em prol de crianças de 0 a 6 anos.

“A Defensoria ofereceu sua linha completa de serviços, de forma a contemplar todas as demandas que chegassem a instituição, levando cidadania e ajudando a melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse Werther Lima Junior, que participou da ação durante todo o dia e esteve acompanhado do subdefensor geral Emanuel Accioly e do corregedor da DPE, Antônio Peterson Leal.  

Dentre as principais demandas de atendimento estavam divórcio, emissão tardia, restauração e retificação de registro civil, além de 2ª via de documentos, que se somaram às demandas diversas como reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia, inventário, fornecimento de medicamento, transferência de mediadas cautelares, acompanhamento de processos, ações consumeristas, dentre ações.    

Os assistidos Leon Farias Saraiva e a companheira Dircielly Almeida Silva procuraram a DPE para solicitar o reconhecimento de paternidade da filha de 2 anos. A criança nasceu quando o pai estava fora do Estado e para que a mesma tivesse acesso a serviços básicos de saúde, a mãe precisou registrá-la sem a filiação paterna. “Basta que o casal preencha este formulário e leve ao cartório para que seja emitida uma nova certidão de nascimento com a inclusão do nome do pai”, explicou o defensor público Alberto Bastos. 

Reinaldo Serpa Viana, morador do Novo Cohatrac buscava a retificação do registro civil do filho para corrigir o nome, registrado errado. “Nesse caso, a Defensoria vai oficiar o cartório para que a demanda seja solucionada de forma extrajudicial’, informou a defensora Kamila Barbosa. Reinaldo Serpa ficou bastante satisfeito com o atendimento. “Não imaginei que seria tão rápido”, disse. Quem também ficou bastante satisfeito com o atendimento da DPE foi José de Jesus Guterres Filho que conseguiu dar entrada no divórcio consensual e já está aguardando o trâmite normal do processo. 

A Ação Global, evento do Sesi em parceria com a Rede Globo, ofereceu serviços de saúde, cidadania, educação e qualidade de vida. Foram cerca de 80 mil pessoas e 258.384 atendimentos nesta edição.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON