Foto:
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), e a Associação Nacional de Gerontologia do Maranhão (ANG), deram início ao Curso de Cuidador de Idosos, com a realização de workshop com o tema “Envelhecimento e direito na perspectiva de dialogar tanto com a comunidade científica como com a população em geral sobre direitos”, ocorrido nesta segunda-feira (15), na Assembleia Legislativa. A abertura da solenidade foi conduzida pelo defensor-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, e contou com a presença de parceiros e mais de 150 pessoas entre inscritos e comunidade em geral.
Na ocasião, Werther Lima Junior reafirmou a importância de eventos e capacitações continuadas para o fortalecimento de mecanismos de prevenção e combate à violência contra o idoso. “A Defensoria quer ir além do atendimento jurídico que realiza regularmente em favor do idoso. Da mesma forma que o segmento e toda rede de proteção evoluiu, a instituição também avançou. Para nós, não basta apenas defender os idosos depois que sofrem a violência. Temos a missão de fomentar a criação de estratégias que sensibilize a sociedade para que tais abusos sejam evitados. Nada mais justo que alcançar, por meio do diálogo, as pessoas que convivem diretamente com os idosos, que são seus cuidadores e familiares”, destacou o gestor, lembrando que o Governo do Estado é importante apoiador da iniciativa, e recentemente assinou Termo de Cooperação que possibilitou a realização do Curso.
A secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Andréia Everton Lauande, durante sua fala, fez questão de ressaltar a participação sempre ativa da Defensoria Pública em ações que proporcionam ao idoso um envelhecimento digno e saudável, assim como estimula na sociedade a formação de uma cultura do respeito. “Mesmo em meio a tantas dificuldades não nos curvamos diante disto e avançamos. A prova disso é o grande número de eventos promovidos pela administração municipal de valorização do idoso, sempre contando com o apoio de uma rede de proteção ativa e integrada. A Defensoria Pública é um exemplo de instituição parceira, que sempre está pronta para contribuir para o êxito de iniciativas como estas”, frisou.
A capacitação, que está em sua sexta edição, é organizada pelo Ciapvi, com apoio da Escola Superior da DPE. A coordenadora do Ciapvi e presidente da Associação Nacional de Gerontologia do Maranhão, Isabel de Fátima Amorim Lopizic, reafirmou a importância do evento no fortalecimento dos mecanismos de prevenção e combate à violência contra o idoso. Em 2016 o centro especializado atendeu a mais de 950 casos de violência e, nos primeiros quatro meses deste ano, foram outros 200.
“Este evento é uma oportunidade de refletirmos para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária. Neste contexto, a Defensoria insiste em dialogar mesmo em meio a tanta negligência e abandono. É preciso cobrar a promoção de políticas públicas dos poderes instituídos para que haja mecanismos de redução das injustiças sociais e, com isso, gerar proteção aos cidadãos mais vulneráveis socioeconomicamente. E que essa proteção não seja apenas mais uma fala vazia, mas que se efetive de forma concreta no tratamento que nós dispensamos aos idosos. Isso só vai acontecer quando dermos a devida visibilidade como cidadão a homens e mulheres idosos”, relatou.
Workshop - Após a solenidade de abertura do curso, a presidente da Associação Nacional de Gerontologia do Brasil (ANG), Tereza Rosa Lins Vieira, iniciou o workshop com a palestra magna abordando o tema “Educação para o envelhecimento, direito de todos”. Nela, Tereza Vieira, que é doutora em Educação de Pessoas Adultas, ressaltou que a educação é um direito fundamental, bem como o direito a envelhecer com dignidade e que a educação para o envelhecimento são fatores determinantes para o empoderamento e protagonismo da pessoa idosa.
Em seguida, durante mesa de debates, a médica Jacira Nascimento Serra ministrou palestra abordando mudanças comportamentais e evolução do idoso em diversos aspectos no século XX. Na oportunidade, Jacira mostrou dados sobre taxa de mortalidade, aumento da expectativa de vida, dentre outros. Já a professora de educação física e mestre em gerontologia, Ana Teresa Ramos Ferreira, falou sobre envelhecimento e cuidado, nas perspectivas do idoso e do cuidador.
A programação contou ainda com apresentações culturais, como o Coral da Unabi e do Coral do Sesc, que misturaram músicas populares maranhenses e brasileiras, chegando a emocionar o público presente.
Também estiveram presentes no evento o defensor público e diretor da Esdep, Francisco das Chagas Barbosa da Silva; a presidente do Departamento da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Maranhão, Vânia Cantanhede Holanda; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão, Maria de Guadalupe Barros; a coordenadora de Promoção da Política do Idoso da Sedihpop, Débora Jathaí; a ouvidora-geral da DPE, Rosicléia Machado; dentre outros representantes da Rede de Proteção da Pessoa Idosa do Maranhão.
Há 71 dias
Há 71 dias
Há 71 dias
Há 71 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?