Instituições firmam parceria por uma vida mais digna e com menos violência contra o idoso

11/05/2017 #Administração
img

Foto:

O combate à violência contra o idoso e a busca por um envelhecimento digno e saudável motivaram a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para a realização do Curso de Cuidador de Idosos celebrado nesta quinta-feira (11), no Palácio dos Leões, entre a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), o Governo do Maranhão, a Prefeitura de São Luís, a Associação Nacional de Gerontologia do Maranhão, a Universidade Ceuma e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. A capacitação, que nesta fase beneficiará 70 pessoas, terá início no próximo dia 15 de maio e se estenderá até o dia 22 de julho.

Para o vice-governador Carlos Brandão, que representou o governador Flávio Dino na solenidade, a parceria estabelecida demonstra a sensibilidade do governo estadual na promoção de ações e políticas de proteção aos direitos do segmento. “Este ato é especial e simbólico, na medida que além de garantimos à grande parcela da população o cuidado necessário, também qualificamos o mercado de trabalho, envolvendo inclusive a Universidade Estadual, que oferecerá a estrutura necessária para que no futuro realizemos a transmissão simultânea deste curso para outros municípios”, ressaltou o vice-governador.                     

De iniciativa da Defensoria Pública do Estado, por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Pessoa Idosa (Ciapvi) e apoio da Escola Superior, o Curso de Cuidador já está em sua sexta edição, capacitando a população, principalmente, para ter um olhar sensível às pessoas integrantes dessa faixa etária. “A velhice não é sinônimo de doenças, mas alguns idosos necessitam de cuidados específicos, daí a importância de realizar um curso com esta finalidade, na perspectiva de possibilitar à família um melhor cuidar e a diminuição da violência”, destacou o defensor-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, agradecendo o compromisso assumido pelos parceiros.

A solenidade, cuja abertura foi marcada pela apresentação do Coral da Universidade Aberta Intergeracional (Unabi), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), contou, ainda, com as palavras da assistente social e coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic, que alertou a plateia para o elevado número de violações aos direitos dos idosos.

“Somente o Ciapvi, em 2016, atendeu a mais de 950 casos de violência e, nos primeiros quatro meses deste ano, foram outros 200. Mas o que observamos é que essa violência ocorre, muitas vezes, por desconhecimento das peculiaridades do envelhecimento e, por isso, essa capacitação, que visa contribuir para que os idosos no Maranhão tenham seus direitos respeitados e que eles sejam vistos, principalmente, pela experiência e sabedoria acumuladas ao longo de uma vida”, enfatizou Lopizic, que também preside a Associação Nacional de Gerontologia do Maranhão.

Durante o evento também foram empossados os membros do Grupo Estadual de Articulação e Monitoramento do Compromisso para o Envelhecimento Ativo, vinculado à estrutura da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedhpop). Dentre eles, a psicóloga Márcia Serra, além de Isabel Lopizic, ambas da Defensoria estadual. Para o secretário Francisco Gonçalves, é preciso um novo olhar para as questões relacionadas ao sistema de garantias do idoso. “O primeiro passo para garantirmos condições de um envelhecimento com qualidade para a nossa população é humanizarmos as nossas cidades, que não oferecem a estrutura necessária para o convívio adequado desse segmento”, frisou.

Também compuseram a mesa de abertura da solenidade de assinatura do termo, o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro, o reitor da Universidade Ceuma, Saulo Henrique Matos Martins, a deputada Ana do Gás, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso e presidente do Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa do Idoso, Guadalupe Furtado, e a representante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Maranhão, Fabíola da Fonseca Medeiros. Ainda prestigiaram o evento o vereador Pedro Lucas, a secretária municipal da Criança e da Assistência Social, Andréia Lauande, a secretária municipal de Segurança Alimentar, Fátima Ribeiro, a juíza Oriana Gomes, a presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, Ana Lúcia Azoubel Helal, presidente do Conselho Estadual LGBT, Airton Ferreira, dentre outras autoridades e representantes da sociedade civil.                      

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON