DPE/MA participa de discussão sobre a doença de Alzheimer em simpósio da ABRAz/MA

03/04/2017 #Administração
img

Foto:

Coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Proteção contra a Violência à Pessoa Idosa (Ciapvi), a assistente social Isabel de Fátima Lopizic, representou a Defensoria Pública do Estado, Werther de Moares Lima Junior, no ato solene de abertura do “III Simpósio sobre Doença de Alzheimer”, promovido pela Associação Brasileira da Doença de Alzheimer no Maranhão (ABRAz/MA, entre os dias 24 e 25 de março no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Maranhão, e que discutiu a temática “Doença de Alzheimer: da fase pré-clínica à fase avançada”.  

Conduzido pela presidente da ABRAz/MA, a psicóloga Ana Lúcia Azoubel Helal, a abertura do simpósio contou ainda com as presenças do médico sanitarista Marcos Pacheco, no evento representando o governador, Flávio Dino; do deputado Wellington do Curso; da neurologista especialista em demência e vice-presidente da ABRAz/MA, Aline Freire Borges Julliano; do neurologista, professor/doutor da Universidade Federal de São Paulo, diretor administrativo do Núcleo de Envelhecimento Cerebral (Unifesp), Paulo Henrique Ferreira Bertoloucci, e do médico geriatra Herberth Vera Cruz Marques, dentre outras personalidades com especializada na área médica.  

Segundo a assistente social Isabel Lopizic, a Defensoria Pública do Estado vem defendendo a justiça social na perspectiva de efetivar cidadania, de garantir a população direitos fundamentais, dentre eles, de acesso à justiça, dando dignidade aos hipossuficientes. E a ABRAz-MA, ao trazer a temática sobre doença de Alzheimer, contribui para a implementação de políticas públicas que garantam uma vida com dignidade.

“E quando falamos em viver com dignidade, pregamos a necessidade de ter a nossa condição de ser humano respeitada, de ter qualidade de vida, de viver sem discriminação e, acima de tudo, continuar fazendo parte de uma família, mesmo quando não nos lembramos como ela foi constituída e quem são essas pessoas que dizem nos conhecer muito bem. A Defensoria Pública do Estado do Maranhão está de braços abertos para acolher quem dela precisar”, salientou Lopizic ao destacar a parceria entre as duas instituições.

Já a presidente da ABRAz Maranhão, Lúcia Azoubel, destacou em seu pronunciamento a preocupação com grande número de casos da doença de alzheimer no Estado. Por isso, propôs ao Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão (Cedima), através do orçamento participativo do governo,  em   2015, a   implantação   do Centro   de   Referência  Especializado   e Regionalizado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão.

“É de suma importância a implantação  e implementação desse Centro   de   Referência, projeto   este   que   é   da gestão   compartilhada   entre   as   secretárias   estaduais   de Desenvolvimento Social (Sedes), de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e da Saúde (SES)”, complementou Lúcia Azoubel.

De acordo com o conteúdo programático do simpósio, a neurologista especialista em Demência, Aline Freire Borges Juliano, abordou o tema “Fase pré-clínica da Doença de Alzheimer”. Em seguida, o professor doutor Paulo Bertolucci, que foi o convidado de honra do evento ministrou a palestra “Doença de Alzheimer além da memória” e o médico geriatra Herberth Vera Cruz Furtado Marques falou sobre o tema “Desafios no diagnóstico e tratamento na doença de Alzheimer em fase inicial”.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON