Foto:
O Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em Cedral, realizou, em parceria com o Poder Judiciário e Promotoria de Justiça, ciclo de palestras com o objetivo de chamar a atenção da população cedralense para os direitos do idoso e para as diversas formas de violência sofrida pelo segmento, incluindo a violência financeira. O evento reuniu mais de 100 pessoas, dentre populares, estudantes e representantes de instituições ligadas às redes de proteção do idoso daquela região.
Na ocasião, a defensora pública titular do Núcleo de Cedral, Cláudia Isabele Damous, falou sobre superendividamento, muitas vezes imposto pela família, e o ato criminoso de empréstimo fraudulento. Segundo a defensora, a obtenção de crédito é realizada, em geral, em nome do idoso, pois apresentam salário mensal e não estão sujeitos a demissões. “Parte de financeiras e bancos assediam os aposentados, ficando muito difícil resistirem a tais tentações, a tanta facilidade e à pressão familiar”, lembrou Cláudia Isabele.
A defensora também ressaltou que a instituição defensorial, quando demandada, presta orientações para o idoso sobre problemas relacionados a empréstimos. Na unidade, o assistido é informado que ele pode resolver amigavelmente na própria instituição financeira, caso tenha uma negativa do seu pleito deve registrar ocorrência na delegacia e formalizar reclamação junto a um órgão de defesa do consumidor. “Se nada disso resolver, a Defensoria pode ajuizar ação indenizatória por danos materiais e morais contra o banco e o intermediário, se houver”, informou, complementando que o cidadão ainda pode formalizar denúncia ligando gratuitamente para a Central 135 ou por meio da internet.
Também presente no evento, a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), Isabel de Fátima Lopizic, que reforçou aos presentes que além da assistência jurídica, a Defensoria Pública também promove ações que visam empoderar o idoso, esclarecendo-o sobre seus direitos e melhorando sua autoestima, assim como conscientizar a sociedade, especialmente os jovens, quanto ao respeito e valorização da pessoa idosa.
Em sua participação, o promotor de Justiça, Ariano Tércio Aguiar falou sobre transporte gratuito para idosos. Já a juíza da Comarca, Márcia Daleth Gonçalves Garcez destacou as medidas protetivas adotadas pelas instituições em favor do segmento.
Há 71 dias
Há 71 dias
Há 71 dias
Há 71 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?