Foto:
O defensor-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, e o subdefensor-geral, Emanuel Pereira Accioly, inauguraram nesta segunda-feira (23), o novo espaço da Defensoria Pública estadual nas instalações do Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís. Situada no piso térreo do prédio, a sala foi toda reformada, equipada e climatizada para atender os assistidos com mobilidade reduzida.
A entrega, que foi prestigiada por muitos defensores públicos, também contou com a presença do diretor de Segurança do Fórum, major Ronilson Gomes Pinto. Para Werther Lima Junior, a inauguração do espaço faz parte de um conjunto de ações e medidas previstas para este ano, que ganharão impulso com a nomeação de 10 novos defensores públicos, no dia 6 de fevereiro. Segundo a agenda informada pelo gestor, ainda constam o curso de formação e a solenidade de posse dos novos membros, marcada para o dia 17 de março.
“A estruturação desse espaço é um exemplo dos esforços empreendidos pela Administração Superior no sentido de mantermos os avanços alcançados pela instituição. Por conta da crise, é fato que não conseguiremos fazer tudo que idealizamos, mas faremos mais do que imaginávamos”, destacou o defensor-geral, que antecipou aos colegas detalhes sobre as vagas criadas na carreira e de que forma elas serão distribuídas.
Representando o diretor geral do Fórum, Sebastião Joaquim Lima Bonfim, o major Ronilson parabenizou a Defensoria por atender uma antiga reivindicação dos assistidos que apresentam dificuldade de locomoção e precisam dos serviços da instituição. “Como a sala principal da Defensoria fica no primeiro andar, era recorrente a solicitação de cadeirantes, dentre outras pessoas com deficiência, do atendimento em local adequado, com acessibilidade. Agora saberemos para onde encaminhar e o cidadão só tem a ganhar com isso”, disse.
O subdefensor-geral do Estado, Emanuel Accioly, acrescentou que o novo espaço obedece a critérios e padrões de qualidade, marca registrada das unidades inauguradas pela Defensoria. “É uma satisfação entregarmos essa sala, que esperamos suprir as necessidades de defensores, servidores, e, sobretudo, do cidadão que procura atendimento na instituição”, frisou.
O novo espaço tem um pouco mais de 42 metros quadrados e conta com uma recepção com duas baias e outro ambiente onde foram instaladas nove estações de trabalho voltadas para defensores públicos que atuam no Fórum. No local, ainda tem um gabinete para casos que necessitarem de privacidade e uma copa. “Os defensores que precisarem de mais tranquilidade para se debruçar no estudo de um processo, terão esta sala com um total de 10 novos computadores para fazer isso”, frisou Werther Lima Junior.
Satisfeito com o investimento feito no Fórum, o defensor Dario Castro fez questão de prestigiar a entrega do espaço, mesmo estando de férias. “Considero este um avanço e mais um passo no fortalecimento da Defensoria. É um privilégio ter uma sala desta, toda equipada e climatizada, para dar suporte ao atendimento já realizado na sala principal da DPE”, destacou.
No espaço onde antes funcionava a sede da Cooperativa de Crédito Mútuo da Magistratura, do Ministério Público, da Procuradoria Geral do Estado, da Defensoria Pública e respectivos servidores (Coomamp), o defensor público Cosmo Sobral, que tem uma deficiência física, disse que poderá trabalhar com mais tranquilidade. “Parabenizo a gestão pela sensibilidade de preparar este espaço, que será muito importante para continuarmos acolhendo com qualidade os assistidos da DPE, que assim como eu, encontram dificuldades para chegar à nossa sala, localizado no primeiro andar”, finalizou o defensor que também está de férias, mas foi ao Fórum de São Luís acompanhar a entrega.
Há 71 dias
Há 71 dias
Há 71 dias
Há 71 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?