Foto:
O Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd), da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), promoveu uma Roda de Conversa sobre a temática “A realidade da Pessoa com Deficiência e a garantia de direitos”. A iniciativa, realizada no auditório do Centro Educacional e Social São José Operário (Centro-Dia), integrou as atividades da instituição promovidas em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no início de dezembro.
Segundo a coordenadora do Ciapd, assistente social Lívia Carvalho, a metodologia aplicada no evento foi planejada justamente para proporcionar uma participação maior dos familiares e responsáveis de pessoas com deficiência, principalmente intelectual ou múltipla, que as vezes não dispõem de tempo livre para procurar seus direitos nos órgãos competentes, bem como apresentam dúvidas em situações que vivenciam no dia a dia, tais como negligências, preconceitos e discriminação ou falta de políticas públicas para este segmento social.
Na oportunidade, o defensor público titular do Núcleo de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Benito Pereira, apresentou ao público esclarecimentos de como acessar a Justiça por meio da atuação da Defensoria Pública, particularmente através do núcleo especializado e do Ciapd. Ele também enfatizou a importância da apresentação de algumas documentações e registros de informações relevantes em acontecimentos de violações de direitos.
Em sua avaliação, Lívia Carvalho considerou exitosa a Roda de Diálogo e destacou como principais reivindicações questões referentes à saúde, como distribuição de medicação e marcação de consultas médicas, assim como negação de renovação de passe livre e a importância do direito de acompanhante, mesmo em caso de pessoas com deficiência maior de idade. Houve ainda orientações sobre ação judicial de alimentos. “São momentos como esses que revigoram nossas forças, enquanto instituição focada na defesa de direitos, para continuar lutando por igualdade de oportunidades para essa parcela da sociedade”, concluiu a coordenadora do Ciapd.
Já a coordenadora do Centro-Dia, Dina Mara dos Santos, agradeceu a parceria entre as instituições e destacou que esta dinâmica é valorosa para que os participantes conheçam melhor os seus direitos. O representante da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Carlos Danilo da Silva, também ratificou a importância e presença do defensor público na comunidade.
Também participaram do diálogo com reflexões sobre acessibilidade cultural e os direitos ao esporte e ao lazer, a representante do Fórum Maranhense das Entidades de Pessoas com Deficiência, Alessandra Pajama. A atividade contou ainda com as presenças de representantes das entidades do Centro Dialético dos Pais e Amigos dos Especiais (CDPAE) e da Associação em Prol de Pessoas com Transtorno de Espectro Autista (Pró-TEA) que também enriqueceram os debates com suas observações.
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?