DPE/MA realiza atendimento em ação do Programa Pacto pela Paz no Polo Coroadinho

20/12/2016 #Administração
img

Foto:

 

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) participou de mais uma ação social em comunidades carentes de São Luís. Desta vez, a equipe da DPE/MA esteve na comunidade do Polo Coroadinho, integrando as atividades do Programa ‘Pacto pela Paz’, da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/MA).  

 O evento teve como objetivo central proporcionar serviços humanizados para a comunidade local e contou com a participação defensor público-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior. Ele prestigiou a ação e acompanhou os trabalhos do grupo, que esteve durante toda a manhã do último sábado com um balcão de atendimento da Defensoria Pública.

A equipe multidisciplinar da DPE/MA foi composta pelos servidores Marcos Roberto Machado e Marcos Roberto Machado, pela coordenadora do Núcleo Psicossocial, Silene Gomes de Brito e estagiários, além de pessoal de apoio logístico. O balcão da DPE/MA recebeu a visita da secretária de Estado Extraordinária da Juventude, Tatiana Pereira, e do diretor Nacional da Cruz Vermelha, Carlos Rangel.

Dentre os atendimentos realizados durante a ação do Polo Coroadinho, o servidor Marcos Roberto Machado prestou orientação jurídica para o assistido Lucas Pires Oliveira, 45. Ele procurou a instituição para saber como proceder no caso de uma adoção de criança. Lucas recebeu todas as orientações para iniciar o processo, inclusive lista de documentação necessária.

Durante a ação, realizada na Escola de Ensino Médio Dorilene Silva Castro, localizada na Vila Conceição, foram oferecidos à população serviços essenciais, como orientações jurídica, nutricional, de higiene, alimentação, consultas, terapia ocupacional, prevenção e saúde renal, teste de glicemia, teste rápido de HIV e aferição de pressão.

A comunidade recebeu, também, assistência das equipes de voluntários na emissão de RG, CPF, antecedentes criminais, consulta do Bolsa Escola e família, certidão eleitoral e militar, palestras da Lei Maria da Penha e Feminicídio, serviços de saúde, além de atividades lúdicas desenvolvidas ao longo da manhã pelo Grupo de Dança Afro Molangos (GDAM).

Segundo o coordenador da Área Sul do Pacto Pela Paz, major Ivan Góis, os serviços mais procurados por jovens, adultos e idosos foram os exames de glicemia, pressão arterial, assistência e orientação jurídica, corte de cabelo imagem pessoal, totalizando 2000 pessoas atendidas na ação social. “O Pacto pela Paz é um compromisso verdadeiro do Governo do Maranhão para com a comunidade Maranhense”, destacou.

Estiveram envolvidos na ação social, além da Defensoria Pública do Maranhão, as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Faculdade Estácio de Sá, Biopsicossocial, Viva, Procon, Senai, Sesi, Fiema, Senac, as secretarias de Estado da Mulher, da Juventude, da Saúde e a Cruz Vermelha.

O ‘Pacto pela Paz’ desenvolve ações de promoção do bem-estar da população através da efetivação de uma polícia de proximidade com a comunidade e tem como objetivo o fomento à cultura da paz social, dos direitos humanos e do respeito às leis.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON