Foto:
A defensora titular do Núcleo da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em Cedral, Cláudia Isabele Damous, participou, semana passada, de palestra ministrada pelo psicólogo e terapeuta Aziz Santos sobre a técnica de resolução de conflitos denominada “Constelação Familiar”. Segundo Isabele, esse método psicoterapêutico é novo e somente após estudos poderá ser implantado em todo o Poder Judiciário e também na atuação da DPE, que é exemplo em mediações e resoluções de conflitos de maneira extrajudicial.
“A Lei Orgânica da Defensoria Pública prevê como uma de suas funções institucionais promover, prioritariamente, a resolução extrajudicial dos litígios. De igual modo, com advento do Novo Código de Processo Civil, a conciliação, a mediação, a arbitragem e demais técnicas de composição e administração de conflitos deverão ser estimuladas por juízes, defensores públicos, advogados e promotores. Diante dessa nova ótica é que formas alternativas e inovadoras de soluções necessitam ser adotadas pelos operadores do direito com o intuito de pôr fim ao embate de modo mais breve e eficiente, reduzindo, por conseguinte, os custos do processo judicial”, ponderou.
Durante o evento, realizado no Centro de Ecologia do Ser Shotokay, o psicólogo explicou que os participantes das sessões devem manifestar sentimentos ocultos, chegando muitas vezes às origens das crises e dificuldades enfrentadas e tentar resolvê-las de forma amigável e saudável. As vivências coletivas de constelações familiares já vêm sendo utilizadas para facilitar soluções de questões judiciais em diversos tribunais do país, e consiste em uma dinâmica de grupo na qual a pessoa se propõe a “olhar” para o seu próprio sistema familiar.
Alguns profissionais do direito estão aplicando as teorias e técnicas da Constelação Familiar desenvolvidas por Bert Hellinger na resolução de conflitos, tal como o juiz Sami Storch, do estado da Bahia, que as realiza em encontros de conciliação, alcançando impressionantes resultados com casais em desavença que pretendiam a separação litigiosa, divórcio e guarda dos filhos.
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?