Coordenadora do Ciapvi da DPE/MA ministra palestra em encontro promovido pelo Florence

30/11/2016 #Administração
img

Foto:

A coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA), a assistente social e especialista em gerontologia Isabel de Fátima Lopizic, ministrou, semana passada, palestra durante o VII Encontro de Iniciação Científica, promovido pela Coordenação de Pesquisa e Extensão (Conex), do Instituto Florence de Ensino Superior. Lopizic compôs o painel com o tema “Rede de Defesa e Direito da Pessoa Idosa”, que aconteceu no segundo dia do evento.

Na oportunidade, Isabel Lopizic expôs à plateia composta por acadêmicos dos cursos de Direito, Enfermagem, Farmácia e Odontologia das unidades do Florence, as diversas formas de atuação da Defensoria Pública do Maranhão, sobretudo no segmento da pessoa idosa. No mesmo dia, a professora, mestre e coordenadora do curso de Direito, Ana Maria Marques, disse que o evento incentiva discentes e docentes para a produção de pesquisas e trabalhos científicos, bem como suscita discussões acadêmicas no âmbito da temática abordada.

Isabel Lopizic reforçou aos presentes que além da assistência jurídica e do acompanhamento psicossocial, a Defensoria também promove ações que visam empoderar o idoso, esclarecendo-o sobre seus direitos e melhorando sua autoestima, assim como conscientiza a sociedade, especialmente os jovens, quanto ao respeito e valorização da pessoa idosa. Ela encerrou falando sobre os objetivos, ações e formas práticas das políticas públicas aplicadas pela Rede de Defesa e Direito da Pessoa Idosa.  

Além da representante da DPE/MA, também participaram do painel Déborah Lopes Jatahy, graduada em Serviço Social pela UFMA, especialista em gerontologia e coordenadora do Fórum das Entidades Maranhense de Defesa e Direito do Idoso (FEMADI), e a vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso, assistente social Socorro Ramos, que também palestrou sobre o tema, mediado pela professora Bruna Feitosa Serra de Almeida, responsável pela realização do evento.

O VII Encontro de Iniciação Científica realizou conferências, mesas de diálogos, apresentação de trabalhos científicos na modalidade pôster, apresentações culturais e premiação de trabalhos. A certificação do evento conta com carga horária de 16h. Houve ainda apresentações culturais, sorteios de livros e premiações dos trabalhos científicos e das melhores práticas de iniciação científicas do ano de 2016.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON