Foto:
O defensor público-geral do Estado, Werther de Moares Lima Junior, prestigiou a cerimônia realizada terça-feira, 1º, no Salão de Atos do Palácio dos Leões, durante a qual o Governo do Maranhão e a Empresa de Administração Portuária (Emap) formalizaram adesão ao programa Cidades do Pacto Global da Organização das Nações Unidas. Participaram da solenidade, além do defensor-geral, que compôs a mesa dos trabalhos, secretários de Estado, empresários, representantes da sociedade civil e equipe da Emap.
O titular da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, representando o governador Flávio Dino, e o presidente da Emap, Ted Lago, assinaram os documentos juntamente com a vice-diretora do Programa Cidades do Pacto Global, Elizabeth Ryan, e a representante do programa no Brasil, Rosane de Souza.
“Este momento não é somente de uma adesão formal, mas marca uma atitude política de proteção aos direitos humanos, ao trabalho, aos cidadãos e ao meio ambiente, bem como de combate à corrupção. O governador Flávio Dino tem uma longa trajetória de compromisso com os direitos humanos e a adesão ao Pacto Global das Nações Unidas representa o fortalecimento de nossas políticas de governo”, afirmou o secretário Francisco Gonçalves.
Para a vice-diretora do programa Cidades do Pacto Global, a inclusão do Maranhão e da Emap é o início de uma parceria em que serão apresentados projetos multisetoriais tanto no Porto do Itaqui quanto em várias regiões do estado. “Temos de aproveitar o tempo porque temos uma agenda extensa de desenvolvimento sustentável. Temos de trabalhar juntos para atingir as melhorias pactuadas”, disse Elizabeth Ryan durante a solenidade.
O Pacto Global das Nações Unidas é uma iniciativa de política estratégica para governos e empresas que se comprometem a alinhar suas operações e estratégias com os dez princípios (ver quadro) universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. O programa Cidades é o componente urbano do Pacto Global da ONU que promove, por meio de uma plataforma, a colaboração entre governos, setor privado e sociedade civil com o objetivo é criar cidades justas, equitativas e sustentáveis.
Fonte: Secap/MA com informações da Ascom/DPE/MA.
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?