Foto:
O defensor-geral do estado, Werther de Moraes Lima Junior, esteve presente na solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início imediato das obras de revitalização do Forte de Santo Antônio, localizado na área do Espigão, na Ponta d’Areia, em São Luís. O espaço será todo revitalizado e vai se transformar em um centro cultural, histórico e turístico. Projeto do Governo do Estado prevê a construção de um memorial sobre a história do Forte e um museu para expor as embarcações tradicionais maranhenses. Na década de 1990, o prédio abrigou o Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, mas, atualmente, está desocupado.
A recuperação do Forte vai resgatar a riqueza cultural e histórica da arquitetura militar do estado e se potencializar como ponto de turismo. O prédio foi construído no século XVII e é exemplar único da arquitetura militar em São Luís. A reforma do espaço, que é tombado como patrimônio histórico nacional, já obteve a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artistíco do Maranhão (Iphan-MA).
A obra de recuperação será realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e inclui a construção de áreas de exposição, livraria, cafeteria e auditório. O espaço vai abrigar ainda um memorial sobre a história do Forte. A construção ocupa uma área circular, com duas edificações e uma muralha e tem preservada a construção inicial.
O Forte de Santo Antônio vem de um longo período de abandono, lembrou o governador Flávio Dino, ao destacar a importância do projeto. “Esse é um grande investimento do nosso Governo, pois acreditamos na economia do Turismo como um dos vetores de desenvolvimento do Maranhão e para isso, investimos nos atrativos fundamentais”, destacou o governador.
O governador ressaltou que intervenções no patrimônio histórico “refletem diretamente na economia e no turismo, tendo aí sua enorme significância”. Para a obra são investidos R$ 2,7 milhões e a previsão é de oito meses de serviços com conclusão no segundo semestre de 2017.
Fonte: Secom
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?