DPE/MA e Defensoria do Ceará firmam convênio para compartilhamento de sistemas de informação

05/09/2016 #Administração
img

Foto:

Práticas, projetos e sistemas de informação desenvolvidos e utilizados pelas áreas de atendimento, estágio e tecnologia da Defensoria Pública do Maranhão foram apresentados, semana passada, a um grupo de defensores públicos e servidores da Defensoria do Ceará. O objetivo foi compartilhar ideias e experiências na perspectiva de aprimorar a estrutura e a metodologia de acolhimento oferecidos pelas instituições. Com o mesmo objetivo, representantes de Defensorias do Distrito Federal, Pará, Pernambuco, Acre, Bahia, Goiás, Piauí e Paraná também já estiveram na DPE maranhense, nos últimos anos. 

A principal motivação da visita dos defensores públicos do Ceará foram os Sistemas On-line de Atendimento, Geração e Acompanhamento Processual (Sagap) e de Acompanhamento de Presos Provisórios e Definitivos (Siapd), apresentados à equipe pelo chefe da Divisão de Análise e Desenvolvimento, Paulo Gomes, e pelo servidor da área Eduardo Ferreira, da DPE/MA. Para disponibilizar as ferramentas, o defensor-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, celebrou convênio, permitindo que a instituição cearense utilize o programa e ainda faça adaptações conforme a realidade local. A visita também foi acompanhada pelo subdefensor-geral do Estado, Emanuel Accioly.   

“O sistema de atendimento do Maranhão é uma referência nacional, muito conhecido pelas Defensorias brasileiras. Portanto, nada mais justo que aproveitarmos a expertise maranhense no desenvolvimento de sistemas e levarmos para o Ceará soluções capazes de nos garantir maior celeridade no acolhimento às demandas apresentadas pelo cidadão”, destacou a defensora pública Samia Farias, chefe da Assessoria de Desenvolvimento Institucional da DPE do Ceará.

Durante dois dias, a comitiva também conheceu o sistema da Biblioteca e o de Gerenciamento de Atendimento de Informática (5TI), demonstrados por Polliany Katriny Sousa, chefe da Divisão de Operação e Suporte. Eles estiveram, ainda, na Supervisão de Estágio e conheceram a dinâmica de funcionamento da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC). “No Ceará, chamamos a CRC de Alô Defensoria, que tem uma estrutura e uma metodologia de atendimento muito semelhante à do Maranhão. Quanto ao setor de Estágio, tivemos a oportunidade de conhecer os trâmites administrativos utilizados pela Defensoria maranhense, que é bastante eficiente no acompanhamento e controle do cadastro dos estagiários”, assinalou a defensora pública Andrea Rebouças, coordenadora do Núcleo Central de Atendimento, Estágio e Alô Defensoria.

Interesse – Durante o intercâmbio, a Defensoria Pública do Maranhão conheceu alguns dos sistemas e ferramentas de gestão da instituição cearense, dos quais o de gerenciamento e planejamento financeiro/orçamentário foi o que despertou maior interesse pela agilidade e eficiência no controle do orçamento público. Um novo contato deve ser agendado entre as duas instituições, com o intuito de promover o compartilhamento do sistema, mediante a interação dos setores correspondentes.

“Ficamos muitos satisfeitos por fazermos parte de uma instituição considerada referência por conta dos nossos sistemas de atendimento. Temos, portanto, o maior interesse em receber as Defensorias brasileiras para compartilhamos conhecimentos e práticas exitosas, buscando sempre alcançar uma prestação de serviço cada vez melhor”, assinalou o gestor da Supervisão de Informátcia, Ricardo Lemos.

Além das defensoras Samia Farias e Andrea Rebouças, estiveram em São Luís, os servidores Roberto Albuquerque, da coordenação de Tecnologia da Informação, Luís Alexandre, coordenador de Desenvolvimento de Sistemas, e Elias Xerxes, técnico da Assessoria de Desenvolvimento Institucional.    

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON