DPE e Coordenadoria da Mulher do TJ reiteram parceria em favor dos direitos do segmento feminino

21/06/2016 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado será uma das instituições parceiras do Tribunal de Justiça na realização de seminário sobre direitos da mulher, que acontecerá na segunda quinzena do próximo mês. Em reunião ocorrida na última segunda-feira (20), o defensor geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, e a presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça (TJMA), a desembargadora Ângela Salazar, discutiram os detalhes da participação de defensores públicos na programação, que prevê debates, caminhada, ações de panfletagem em shoppings, além de atendimentos no Presídio Feminino de São Luís.

A reunião foi acompanhada pelo subdefensor geral do Estado, Emanuel Accioly, pelo corregedor da DPE/MA, Antônio Peterson Leal, e pelas defensoras públicas titulares do Núcleo de Defesa da Mulher e da população LGBT, Ana Lourena Costa e Lindevania Martins. Também integrantes da Coordenadoria da Mulher, a assistente social Danyelle Bitencourt e as juizas Mirela Freitas, Gisele Rondon, Karina Reis e Larissa Tupinambá, participaram do encontro “É a primeira vez que mantemos contato com o novo defensor geral. A nossa intenção é reiterar a parceria já existente, a fim de estabelecermos ações conjuntas, fundamentais na prevenção e combate à violência contra a mulher”, destacou a desembargadora.

Considerando de suma importância a aproximação entre as instituições e a necessidade de fortalecimento das políticas públicas de proteção aos direitos da mulher, Werther Lima Junior confirmou presença da instituição no seminário, que contará com a palestra de representantes do sistema de justiça de renome nacional. O gestor se prontificou a mobilizar os defensores públicos, em especial as do Núcleo de Defesa da Mulher e da População LGBT, para participar de toda a programação.

“É sempre engrandecedor para a Defensoria contribuir com a realização de eventos como este”, destacou o defensor geral, garantindo apoio à força-tarefa voltada ao atendimento de apenadas do Presídio Feminino, prevista para acontecer no período do seminário. Também foi acertada a distribuição de material de divulgação da campanha aos núcleos regionais da Defensoria no interior do estado.     

Sobre o 1º Seminário Estadual da Mulher, Ângela Salazar comentou que um dos motivadores da iniciativa foi o caso do estupro coletivo, ocorrido no Rio de Janeiro. “Assim como a Defensoria Pública que realizou uma audiência pública para tratar sobre esse tema, a nossa ideia é também contribuir com essas discussões, saindo do ambiente acadêmico, para o contato com a comunidade, promovendo ações de sensibilização que propiciem um novo olhar sobre a mulher e as questões de gênero”, ressaltou a representante do TJ.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON