Celebração ecumênica marca Dia Internacional de Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa

15/06/2016 #Administração
img

Foto:

O auditório do Palácio dos Leões foi palco nesta quarta-feira (15), Dia Internacional de Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa, de uma celebração ecumênica, com o objetivo de chamar atenção da sociedade para a necessidade de construção de uma cultura de paz baseada no respeito e tolerância às diversidades, com ênfase na redução dos índices de violência praticados contra a parcela da população na faixa etária dos 60 anos ou mais. Durante o evento, realizado pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em parceria com instituições que compõem a rede de atenção ao idoso, também houve a apresentação do coral Canto de Luz, formado por alunos da Universidade Integrada da Terceira Idade (Unit), sob a regência de Francisco Newman.

Estiveram presentes no evento, o defensor geral do Estado (DPE/MA), Werther de Moraes Lima de Junior, a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), Isabel Lopizic, e as presidentes municipal e estadual do Conselho do Idoso, Astemar Castro e Guadalupe Barros, respectivamente, e do Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa e Proteção dos Diretos do Idoso (Femadi), Deborah Jatahy. Também participaram do ato, a secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Andréia Lauande, e a coordenadora do Programa Pacto pela Paz, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedhpop), Mari-Silva Maia.

Por conta da criação do Fundo Estadual do Idoso, por meio de decreto assinado pelo governador Flávio Dino, na última terça-feira (14), o clima era de comemoração. “Além de mais uma vez ‘tocarmos os sinos’ para chamar atenção de toda a sociedade para o fenômeno do envelhecimento e necessidade de combatermos a violência contra esse segmento, temos a grata satisfação de comemoramos, juntos, a criação do Fundo Estadual do Idoso, de suma importância para darmos continuidade a essa luta”, destacou Werther Lima Junior.

Anunciando que o Fundo Municipal do Idoso também deve ser aprovado em breve, Andréia Lauande, reiterou a importância da implementação do instrumento para o fortalecimento da rede de proteção dos direitos do idosos, bem como das políticas públicas voltadas aos maiores de 60 anos. Também enaltecendo a conquista, Mari-Silva Maia disse que é preciso pensar numa cultura de paz, baseada em ações e projetos de prevenção à violência contra o idoso.

Emocionada, a integrante do Conselho Estadual dos Diretos do Idoso, Socorro Ramos, lembrou que a criação do Fundo é um sonho antigo, acalentado há cerca de 11 anos. “Esse é um momento de agradecermos ao governo estadual e a todas as instituições que contribuíram com este momento, na certeza de que estamos no caminho certo”, destacou, acrescentando que “respeitar a pessoa idosa é tratar o próprio futuro com respeito”.

O momento de oração foi conduzido pelo padre Cláudio, pelo pastor Francisco Silveira e pelo presidente da Federação Espírita do Maranhão (Femar), Osmir Ferreira. “Se prestarmos bem atenção, o Estatuto do Idoso pode ser encontrado na Palavra de Deus, quando Ele fala que devemos honrar pai e mãe, a base de tudo”, ressaltou o pároco da Igreja Católica.

Segundo justificou a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), Isabel Lopizic, a decisão de realizar um ato ecumênico parte da ideia de que a espiritualidade é o caminho para a paz. “Ninguém perde sua condição de ser humano ao chegar à fase idosa. Portanto, acreditamos que o enfrentamento da violência se dá também pela reunião de pessoas em grupo. E quando isso ocorre, imbuídos do sentimento maior de Jesus Cristo, o de amor ao próximo, melhor ainda”, frisou a assistente social.

A presidente do Conselho Estadual do Idoso, Guadalupe Barros, também aproveitou o momento para agradecer. “A campanha de conscientização da violência contra o idoso tem sido bastante positiva, com a participação de muitas instituições, que só fazem engrandecer o nosso movimento, favorecendo o alcance de nossos objetivos por uma sociedade melhor para os idosos”.  

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON