Defensor geral empossa subdefensor, corregedor e os novos coordenadores da Esdep e CRC

08/06/2016 #Administração
img

Foto:

O defensor geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, deu posse, nesta segunda-feira (6), na sede da instituição, em São Luís, ao novo subdefensor geral do Estado, Emanuel Pereira Accioly, e ao corregedor Antonio Peterson Barros Rêgo Leal, reconduzido ao cargo para o biênio 2016/2018. Também assumiram cargos na gestão, os defensores Francisco das Chagas Barbosa da Silva, na direção da Escola Superior da DPE/MA, e Kamila Barbosa e Silva Damasceno, na coordenação da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC). A cerimônia de posse foi acompanhada por autoridades, defensores públicos, servidores e familiares.

Em seu discurso de boas-vindas, Werther Lima Junior, ao traçar um breve panorama da trajetória e das novas atribuições de cada gestor, disse ter a certeza que suas escolhas foram as melhores, mesmo se tratando de um universo extremamente qualificado como o da Defensoria maranhense. “Todos temos uma missão: permitir ao povo pobre do Maranhão a tão almejada justiça social. Será o nosso objetivo e a razão do nosso sucesso. Sucesso que acredito ser 99% transpiração e 1% inspiração. Então, vamos ao trabalho que o povo do Maranhão merece e aguarda”, destacou o gestor, agradecendo o trabalho dos colegas defensores que estiveram no comando da subdefensoria, Thiago Josino Carrilho de Arruda; da CRC, Gabriel Furtado Soares e da Escola Superior, Marcos Vinicius Froes, no último biênio.

O presidente da Associação dos Defensores Públicos Estadual do Maranhão (Adpema), Murilo Guazzelli, também fez referência à competência dos novos quadros da atual gestão. “O meu desejo agora é que os colegas realizem um bom trabalho, zelando não somente pela manutenção do Estado Democrático de Direito, como reza o nosso estatuto, crescimento institucional e interiorização, mas também e, principalmente, por melhorias no atendimento voltado ao nosso assistido”, disse.

 Os agradecimentos a defensores, servidores e instituições parceiras foram a tônica do discurso proferido pelo corregedor Peterson Leal, que teve seu mandato renovado por mais dois anos. “O compromisso que assumo novamente é o de continuar trabalhando, com empenho e dedicação, por uma instituição cada vez mais próxima dos anseios do nosso assistido, porque não esqueço que antes de ocupar este cargo, sou um defensor público”, assinalou, lembrando que seu trabalho tem como base princípios como igualdade, transparência e impessoalidade.   

O mais novo integrante da Administração Superior da instituição, o subdefensor geral Emanuel Accioly falou da responsabilidade do cargo, pela necessidade de renúncias inerentes à função. “Com muita honra resolvi aceitar o convite do doutor Werther, por confiar na visão e nos planos que o novo defensor geral tem para a nossa instituição, que precisa continuar avançando, garantindo que um universo ainda maior de maranhenses tenha acesso à Justiça. Portanto, com união e empenho de todos os defensores e servidores, conseguiremos elevar ainda mais o patamar da Defensoria estadual”.

Há aproximadamente dez anos na instituição, atuando na Vara de Sucessões, Francisco Barbosa disse que viu na ascensão ao cargo de diretor da Esdep a oportunidade de contribuir com sua missão, mas de outro modo. “Da mesma forma, este ano, resolvi me colocar à disposição e faço hoje parte da diretoria da Adpema, acreditando que posso ajudar no fortalecimento da carreira para além da atuação”, frisou, pontuando algumas de suas metas, como a de fortalecer as parcerias institucionais, aperfeiçoar e ampliar o raio de atuação da escola para o interior, tendo ainda como foco a realização de cursos de pós-graduação, na modalidade presencial e on-line.

A nova coordenadora da CRC, Kamila Barbosa também falou de propostas e ações que pretende colocar em prática, com o objetivo de fazer a Central cumprir com o seu papel na aproximação da Defensoria do assistido. “Instalada em 2012, a CRC já esteve sob a coordenação dos defensores públicos Adia Ataete, Thiago Josino e Gabriel Furtado, e o meu objetivo é o de justamente seguir na caminhada para aprimorar e ampliar esse serviço extremamente importante para uma Defensoria acessível e democrática”, disse, acrescentando que espera contar com a contribuição dos defensores, servidores e estagiários, com os quais quer estabelecer um diálogo, especialmente com a Ouvidoria, “pois só poderemos avançar, se pensarmos juntos a instituição que desejamos”.              

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON