Foto:
O defensor geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, participou da adesão da Maxtec Serviços Gerais ao projeto “Começar de Novo”, que tem como objetivo garantir trabalho e renda a egressos do sistema carcerário maranhense. A assinatura do termo de compromisso aconteceu na última quinta-feira, 02, durante a inauguração do primeiro Centro de Tratamento de Resíduos do Maranhão (CTR), vinculado à empresa Maxtec.
O defensor geral ressaltou a importância desse projeto, que visa promover em âmbito nacional, propostas de trabalho e de cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema carcerário, de modo a concretizar ações de cidadania e, consequentemente, reduzir a reincidência de crimes. “É necessário que órgãos públicos e empresas privadas se conscientizem da necessidade de viabilizar postos de trabalho e cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema carcerário. Para que a ressocialização aconteça é necessário que se garanta aos presos a promoção de direitos e a recomposição dos seus vínculos com a sociedade”, explicou.
Para o defensor público e coordenador do Núcleo de Execução Penal (NEP), da Defensoria Pública Estadual (DPE/MA), Bruno Dixon Maciel, "a disponibilização de oportunidade de trabalho aos internos e egressos do sistema penitenciário é essencial para o resgate da cidadania e da dignidade dessas pessoas, constituindo relevante instrumento impeditivo de retorno ao cárcere, além de contribuir para a melhoria da segurança pública. A Defensoria Pública fará o acompanhamento jurídico dos processos dos assistidos beneficiados por esse projeto, bem como monitorará as condições de trabalho e as atividades desempenhadas pelos reeducandos".
Para o desembargador e o coordenador nacional do Programa, Froz Sobrinho o programa é voltado à ressocialização, à capacitação e à profissionalização de detentos e egressos do sistema carcerário. “Não se recicla o homem, se reeduca. Mas, para isso, temos que oportunizar a este cidadão esta reeducação, com a volta do apenado ao convívio familiar e à sociedade. Muito nos alegra que tenhamos mais uma empresa que abre as postas para este projeto, que há anos vem contribuído para diminuir a reincidência de detentos” disse.
Também estiveram presentes ao evento presidido pelo diretor da Maxtec, Rogério Albino; o secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Coelho; a presidente do Comitê de Limpeza Pública de São Luís, Carolina Moraes Estrela; a secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de São Luís, Maluda Fialho; o presidente do Sinduscon, Fábio Nahuz, o presidente da Fiema e do Conselho Deliberativo do Sebrae, Edilson Baldez, e o Bispo Renato Chaves, da Congregação da Colheita.
"Estamos franqueando as instalações do CTR para que o poder público e a iniciativa privada possam conhecer como funciona o processo de gestão de resíduos e ampliar os avanços científicos e tecnológicos”, disse o diretor. Rogério Albino destaca ainda que “o nosso objetivo é que todos os processos sejam feitos da forma mais transparente possível e que a sociedade civil organizada e os poderes públicos possam incentivar, gerar compromisso socioambiental e fazer com que isso seja altamente difundido no Estado”, observa o diretor.
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?