Foto:
Dos 14.513 atendimentos realizados pelo Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), nos últimos três anos, 2.793 referem-se a casos de violência cometidos contra pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Os dados estatísticos foram apresentados nesta quarta-feira (1º), no evento de lançamento da Campanha de Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa 2016, promovida pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em parceria com as instituições que compõem o Fórum de Entidades Maranhenses de Defesa e Proteção ao Idoso (Femadi). O balanço mostrou ainda que os casos de negligência, violência psicológica e abuso financeiro estão no topo dos registros no Ciapvi, assim como os integrantes da família, os maiores agressores.
Os bairros de Fátima, Vila Palmeira e Monte Castelo são os conjuntos habitacionais de onde partem o maior número de denúncias, conforme as estatísticas, fechadas até abril de 2016. Para o defensor geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, o maior mérito da atual campanha, além de possibilitar a discussão de estratégias na promoção de políticas públicas que oportunizem um envelhecimento digno e saudável, é conscientizar os próprios idosos sobre seus direitos e sobre a importância de denunciar os abusos.
“Referenciando José Saramago, em carta ao 2º Fórum Social Mundial, relembro a história de um camponês dos arredores de Florença que usou os badalos do sino de uma igreja para mostrar a sua indignação. E é isso que estamos fazendo neste momento, evidenciando que essa violência existe e que precisamos combatê-la, badalando os sinos desta campanha. Unindo forças com as demais instituições, nos colocamos à disposição para fazermos frente a essa triste realidade, que pode começar a ser revertida com a realização de atividades como esta”, destacou.
O pátio externo do prédio-sede da DPE/MA ficou tomado por autoridades, idosos e representantes da sociedade civil, que prestigiaram a apresentação do coral “Francisco Xavier Jara”, logo na abertura do evento. A idosa Raimunda Frazão também declamou o poema “Apelo de um Idoso”, dentro da programação. Na sequência, a coordenadora do Ciapvi, da DPE/MA, Isabel Lopizic, lembrou que o fenômeno do envelhecimento já é considerado como um dos maiores desafios da humanidade, por trazer como consequências crescentes demandas sociais, econômicas e política para todos os países. “O abandono, a desqualificação da sua personalidade e experiência e a infantilização são algumas das formas mais comuns de violência contra o idoso e, por isso, precisamos mudar essa mentalidade, transformando-a num maior investimento na melhoria da qualidade de vida do idoso, estimulando-lhe o prazer e a alegria de estar vivo”, disse a assistente social.
A Campanha de Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa 2016 se estenderá até o dia 22 de junho, com uma ampla programação de palestras, ações sociais em diferentes pontos de São Luís. Presente ao evento, a secretaria municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), responsável também pela política de atenção ao idoso, Andréia Lauande, falou da importância da articulação interinstitucional para São Luís continuar avançando no trabalho de proteção dos direitos desse segmento. “Por esta razão, agradecemos o apoio da Defensoria Pública e dos demais parceiros na construção desse novo olhar para o idoso em nossa cidade”, ressaltou a representante do prefeito, ao dar boas-vindas e desejar sucesso ao novo defensor geral do Estado.
Para a secretária de estado da Mulher, Laurinda Pinto, a violência contra o idoso é ainda mais perversa quando atinge as mulheres. Segundo dados do Ciapvi, cerca de 70% dos casos de violência têm como vítimas as idosas. “Por isso, a nossa luta deve ser permanente para evitarmos que essas mulheres cheguem a essa fase da vida, sofrendo ainda mais por terem seus direitos violados”, alertou Laurinda, que também é presidente do Conselho Estadual da Mulher, representando o governador Flávio Dino, no lançamento da campanha.
Todas as falas que se sucederam fizeram destacaram a importância da iniciativa das campanhas educativas para o empoderamento do idoso. A presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Guadalupe Barros, ressaltou, ainda, a necessidade de fortalecimento da rede estadual de defesa do idoso, o que foi respaldado pela presidente do conselho municipal, Astemar Castro. “É importante lembrar também a necessidade do envolvimento da família, que é parte fundamental nesse processo de mudança de mentalidade que precisamos construir em nome de um envelhecimento digno e saudável”, frisou a assistente social Guadalupe, que também integra a equipe da DPE.
Também participaram do lançamento, o subdefensor geral do Estado, Emanuel Pereira Accioly, o corregedor da DPE, Antonio Peterson Barros Rêgo Leal, o presidente da Associação dos Defensores Públicos Estaduais do Maranhão (Adpema), Murilo Guazzelli, o vereador de São Luís, José Joaquim, dentre outros.
PROGRAMAÇÃO
DIA 02 A 03 DE JUNHO 2016
DIA 07 A 09 DE JUNHO 2016
DIAS 10 E 13 DE JUNHO 2016
Público alvo: Universitários da área de enfermagem
Público alvo: Alunos do IFMA
Público alvo: Universitários dos cursos de Serviço Social e Direito
Público alvo: Alunos e professores
DIA 14 DE JUNHO 2016
Público Alvo: Idosos e comunidade em geral da região da COHAB e áreas adjacentes.
DIA 15 DE JUNHO 2016
9:00h - Celebração Ecumênica: celebrando a vida - Palácio dos Leões.
Programação:
Apresentação do Coral da UNIT/UFMA - “Canto de Luz ”
Palavra da coordenação do evento explicando o objetivo da data
Palavra de um representante dos idosos reivindicando garantia dos direitos já preconizados no Estatuto.
Palavra do Defensor Geral e do Governador do Estado
Celebração da Palavra
Público alvo: Coordenadores de CRAS/CREAS, Presidentes de Conselhos Municipais de Direitos/Coordenadores de Conselho Tutelares/Presidentes dos Clubes da Melhor Idade/Conselheiros do CEDIMA e CMDI/Policiais da DPI/Participantes da ABRAZ-MA/Presidentes do Rotary Club/Presidente do CEST-CENAST/Representantes das Empresas de ônibus.
DIA 16 DE JUNHO 2016
Manhã 8:30 – Roda de Conversa - Arte, Cultura e Envelhecimento: uma estratégia de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa – Teatro da Cidade – Resp. André Lobão – Produtor Cultural e Arte-
Convidados: Maria Etelvina, Gabriel Melônio, Mundinha Araújo, Mestre de
Cultura Popular.
Tarde 15h: Mostra de Talentos: Mostra. Arte, cultura e intergeracionalidade.
Público alvo: Idosos, jovens e adolescentes
DIA 18 DE JUNHO 2016
Roda de Conversa na Faculdade Laboro sobre a violência contra idosos (a definir horário)
Público alvo: Alunos pós-graduação
DIA 18 DE JUNHO 2016
Manhã: Mesa de Diálogo: Atores da Rede – Faculdade Laboro – Isabel Gonzalez Lopizic
DIA 21 DE JUNHO 2016
Manhã: Roda de Conversa “Parceiros conhecendo Parceiros” – Sede da DPE
CEDIMA/FEMADI/DEFENSORIA
Público alvo: Atores da Rede de Defesa do Idoso
DIA 22 DE JUNHO 2016
Manhã 9h30 – Palestra “Violência e Garantia de Direitos da Pessoa Idosa” – CEM Erasmo Dias – Maiobão – Paço do Lumiar
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Há 70 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?