DPE participa de eventos alusivos ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente em Buriticupu

23/05/2016 #Administração
img

Foto:

O defensor público Pablo Diógenes Furtado de Carvalho, titular do Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em Buriticupu, integrou a mesa de abertura da audiência pública que discutiu estratégias que possibilitem maior proteção às crianças e adolescentes daquela região. Promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Economia Solidária, o encontro abriu uma série de debates alusivos ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente.

Na oportunidade, Pablo Carvalho fez uma breve apresentação da atuação DPE/MA e dos serviços oferecidos à população, neste caso específico, em favor de crianças e adolescentes.  “Infelizmente a violência doméstica contra nossas crianças é um fenômeno que vem crescendo e para combatê-la as instituições precisam estar unidas”, explicou o defensor.

Em 2015, o Disque 100 recebeu 604 denúncias de violência sexual contra o segmento. 524 destes casos são ocorrências de abuso sexual. O levantamento aponta ainda que o maior registro de denúncias ocorreu em maio, período de conscientização contra o abuso e a exploração sexual, e nos meses de janeiro, junho, novembro e dezembro, que coincidem com as férias escolares, festas e eventos populares que geram grande circulação de pessoas nos municípios.

Além da Defensoria Pública e Prefeitura de Buriticupu, também participaram representantes de movimentos sociais, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e de várias entidades que compõem a rede de proteção da infância e adolescência da cidade.

DIA NACIONAL - Instituído pela lei federal 9.970/2000, o Dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é celebrado anualmente em 18 de maio. A data alude ao bárbaro assassinato da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de oito anos, vítima de extrema violência e abuso sexual, em Vitória/ES.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON