Foto:
Foi iniciado nesta quinta-feira (23), em São Luís, o 1° Encontro Estadual de Formação e Planejamento dos Núcleos Psicossociais da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA). Além de gerar conexão entre os profissionais e estagiários de Serviço Social e de Psicologia, esta foi uma estratégia importante a fim de ultrapassar os limites da internet, já que muitos se conheciam apenas pelas redes sociais e aplicativo de mensagem instantânea.
“Quando chegaram os primeiros defensores, eu já estava aqui. Eu já vivi muitas histórias aqui, sobretudo no crescimento do serviço social. No começo era eu e mais eu. À proporção que o tempo foi passando, foram chegando novas assistentes sociais. Hoje somos uma equipe forte, dentro da Defensoria. Somos aqueles que saem em campo, que dão visibilidade ao trabalho, garantindo direitos aos menos favorecidos”, se emociona Marlene Brito, a primeira assistente social da instituição.
Neste primeiro dia de encontro, foram compartilhadas informações sobre as atividades desenvolvidas nos núcleos. Também foi realizada formação sobre questões técnicas e éticas do fazer profissional, com a Profa. Dra. Leidinalva Miranda, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
“Ao longo dessa minha formação como defensor público, que culminou na chegada à Defensoria Geral, pude ver que o olhar tem ser multidisciplinar. O olhar tem que ser múltiplo, dinâmico e, acima de tudo, humanizado. Hoje temos assistentes sociais e psicólogos em mais de 18 núcleos no interior do Maranhão. Isso faz com que a gente movimente mais a rede e leve mais a DPE/MA à comunidade”, avalia do defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado.
Representantes de núcleos espalhados por diversas cidades do Maranhão participam da programação, que segue até esta sexta-feira (24). Entre os municípios que enviaram profissionais estão Caxias, Codó, Açailândia, Cantanhede e Imperatriz.
“É um momento muito esperado por todas nós, mais ainda para quem está no interior. Nós precisávamos partilhar nosso conhecimento com os colegas e conhecer o fazer profissional de quem está na capital maranhense”, avalia a assistente Maria Florismar, que atua no Núcleo Regional da DPE/MA em Imperatriz.
Conduzida pela coordenadora do Núcleo Psicossocial, Andreia Lauande, a iniciativa ocorrida na sede da Defensoria em São Luís visa a qualificação do atendimento prestado e o planejamento estratégico de ações interdisciplinares junto aos Núcleos Especializados da DPE/MA.
“Esse momento de construção coletiva, construção que começou há muito tempo. Nós só temos a agradecer a toda equipe, pelo compromisso, por todo engajamento e, principalmente, pela luta diária por direitos humanos”, reforça a coordenadora do Núcleo Psicossocial, Andreia Lauande.
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?