Foto:
A 1ª subdefensora-pública do Estado, Cristiane Marques, e o coordenador do Núcleo de Execução Penal (NEP), o defensor público Bruno Dixon Maciel, participaram da solenidade de formatura de ensino superior de pessoas privadas de liberdade do sistema penitenciário maranhense.
O evento promovido pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) foi prestigiado por autoridades, dentre elas o titular da pasta, Murillo Andrade, familiares, amigos dos formandos, além de dezenas de convidados.
A Defensoria teve papel fundamental para a realização do sonho de alguns destes internos e internas, tendo vista o indeferimento inicial por parte do Poder Judiciário na liberação dos acadêmicos que cumpriam pena no regime fechado para participar da solenidade. Neste contexto, o NEP, em parceria com o Ministério Público, atuou junto à 1ª Vara de Execução Penal (VEP) de São Luís para garantir a participação destes na colação de grau.
“O juiz inicialmente havia indeferido pedido de autorização formulado pela Seap. Porém, após o protocolo de pedido de reconsideração da Defensoria em parceria com o Ministério Público, o magistrado reconsiderou e autorizou a participação dos formandos do regime fechado na cerimônia, o que nos deixou muito felizes. É fundamental ressaltar a sensibilidade do magistrado em considerar a grande relevância dessa formatura para a vida dessas pessoas e de seus familiares”, destacou Bruno Dixon.
Na ocasião, foram oficialmente graduados 20 pessoas privadas de liberdade, em parceria com a Faculdade Anhanguera. Foram formados novos profissionais nas áreas de empreendedorismo, logística, processos gerenciais e serviços jurídicos.
“Estão de parabéns a SEAP e a Faculdade Anhaguera por proporcionar formação educacional de ensino superior no sistema prisional. Com isso, os beneficiários retornarão para o convívio social com mais preparo técnico para ingressar no concorrido mercado de trabalho”, concluiu o defensor público.
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?