Foto:
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) realizou na tarde desta terça-feira (29) um seminário de sensibilização para a realização de diagnóstico do sistema de gestão da qualidade da instituição. A programação teve como objetivo realizar uma imersão na cultura organizacional da DPE para aprimorar a logística interna e aperfeiçoar a assistência jurídica integral e gratuita prestada à população.
"Foi tratado como tema principal o diagnóstico a respeito do funcionamento da Defensoria Pública, dos nossos serviços internos, para que consigamos aperfeiçoar o nosso trabalho e tenhamos também certificações oficiais. É muito importante a colaboração de todos os nossos membros, servidores, assessores, estagiários, para que avancemos no aprimoramento dos serviços prestados pela DPE", garante a 2ª subdefensora-geral, Cristiane Marques.
Firmado entre a DPE/MA e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o Acordo de Cooperação Técnica possibilitará à Defensoria, a coleta de dados relacionados à gestão por meio do processo de diagnóstico.
"A partir desses dados, será possível montar um projeto para a certificação da ISO 9001. Essa certificação possibilitará, entre outras coisas, a melhoria dos processos, processos integrados, uma cultura de melhoria contínua e uma padronização, principalmente, para os assistidos e assistidas. Eles perceberão um melhor atendimento e a padronização na forma de atender a sociedade. Nós sabemos que a UEMA pode contribuir, a partir desta característica que é a ciência, juntamente com o processo da gestão em si, que é multifatorial", afirma o professor mestre Thiago Cardoso.
O projeto inicial de coleta de dados embasará o processo de certificação a partir de 2023. A DPE/MA é a primeira instituição a promover este tipo de ação, junto à Universidade Estadual do Maranhão, e a tendência é constituir um projeto inovador, que servirá como base para as outras Defensorias no Brasil.
"Estamos dando início a um embrião da ISO 9001. Esta fase é extremamente importante por que vai dar um mapa e as condições que pleiteamos para fazer o planejamento para conseguirmos esta certificação. É um desafio, no prazo de um ano, por isso chamamos os gestores, haja vista que o trabalho se dará com a vinda da UEMA para a Defensoria, que resultará neste diagnóstico", reforça Gustavo Araújo, chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas (ASPLAN) da DPE/MA.
Durante a capacitação interna realizada no auditório da sede da Defensoria em São Luís, à luz do Acordo de Cooperação Técnica, o professor explicou como foi firmado o compromisso entre a UEMA e a DPE, com o objetivo de alcançar a certificação.
"Esse instrumento de formalização é importante para que as duas instituições celebrem o compromisso de que irão se ajudar mutuamente. A UEMA, que vai trazer o conhecimento técnico por meio do diagnóstico aplicado pelos alunos, e vocês abrindo as portas para esta consultoria. Quando nós falamos em diagnóstico, nós estamos falando de um retrato que pode dar o embasamento para a tomada de decisão. Este é um espaço fecundo para o desenvolvimento organizacional mas, principalmente, de projetos que visam a melhoria da sociedade", finaliza Thiago Cardoso.
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?