Foto:
Os dias 23, 24 e 25 de novembro serão de IPADÊ na sede da Defensoria Pública estadual, em São Luís, uma agenda interinstitucional para construção de estratégias de enfrentamento ao racismo religioso no Maranhão. O evento, que é fruto da realização de povos tradicionais de terreiro e de diversos órgãos e entidades, celebrará o Dia da Consciência Negra.
O evento é realizado pelo Coletivo Dan Eji, as Defensorias Públicas do Estado (DPE/MA) e da União (DPU), o Comitê de Diversidade pela Garantia de Direitos Humanos e o Ministério Público do Trabalho (MPT) e conta com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço CESE, do Fundo Elas e do Conselho Nacional de Direitos Humanos.
O IPADÊ é um ritual de grande importância nas religiões de matriz africana, que significa reunir para celebrar e reverenciar os ancestrais, cultuando suas memórias reconhecendo sua importância para o presente e o futuro da comunidade.
Inspirado nesses princípios, o Coletivo Dan Eji propôs reunir entidades representativas, órgãos governamentais, parceiros e instituições do sistema de Justiça e direitos humanos para uma agenda interinstitucional com o intuito de construir medidas efetivas de proteção aos direitos dos povos tradicionais de terreiros do Maranhão.
Programação - Serão três dias de muitas atividades, incluindo exposições artísticas e artesanais, apresentações culturais e painéis e mesas de diálogo. No dia 23, serão discutidos “Os casos de racismo religioso no Maranhão, seus desafios e perspectivas” e a “Apresentação de iniciativas institucionais de promoção dos direitos dos povos tradicionais de terreiros”.
No dia 24, nortearão as discussões os temas “Mecanismos nacionais e internacionais de proteção aos direitos dos povos tradicionais de terreiros” e “Identidades e ancestralidade negra africana: nossos legados de re-existência coletiva”.
Encerrando a programação, no dia 25, os temas serão “Identidade, comunicação e memórias coletivas” e “Encaminhamentos institucionais e pactuação de estratégias e iniciativas de enfrentamento ao racismo religioso no Maranhão”.
As atividades ocorrerão no hall e auditório da Defensoria, que fica localizada na Avenida Júnior Coimbra, S/N, Renascença II, São Luís - MA (Próximo à Escola Reino Infantil).
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas presencialmente, no dia do evento, e também de maneira on-line em https://linktr.ee/coletivodaneji. Os interessados em acompanhar a programação e não puderem estar presencialmente, poderão participar do evento de forma online pelos canais do youtube CNDH, da DPU e do Coletivo Dan Eji
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?