Foto:
Com o objetivo de intensificar ações de combate ao racismo, a Coordenação de Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (CEIRI), em parceria com o Núcleo Regional da Defensoria Pública, estará realizando no mês de novembro a 8ª Mostra de Interpretação Teatral de Literatura Negra (8ª FESTIAFRO) e o Projeto Curta Imagem Negra (9° PROCINE).
A premiação das duas programações acontece no dia 16 de novembro, no Teatro Ferreira Gullar, em Imperatriz. O trabalho de mobilização está sendo encabeçado pela coordenadora da CEIRI, Eró Cunha, e pela assistente social do Núcleo Regional da DPE/MA em Imperatriz, Florismar Sousa, com visitas às escolas públicas e conversas com gestores das unidades.
PROJETO CURTA IMAGEM NEGRA
Para o 9° PROCINE podem participar alunos do ensino médio, sendo dois filmes por escola cada um com duração de 2 a 5 minutos, sob orientação de professores e coordenadores. O período de inscrição segue até o dia 07 de novembro, já a votação popular será de forma virtual, por meio do Instagram da CEIRI.
O tema desta edição é “Mulheres em Cena”, já os subtemas são: mulheres, feminicídio, Lei Maria da Penha, tipos de violência contra a mulher, protagonismo feminino, mulheres na literatura e bicentenário de nascimento de Maria Firmina dos Reis.
A realização do projeto é da CEIRI, Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Comissão da Mulher Advogada (OAB-MA Subseção Imperatriz) e Departamento de Feminicídio do Estado do Maranhão.
8ª EDIÇÃO DO FESTIAFRO
Poderão se inscrever estudantes matriculados nas escolas públicas estaduais, federais e municipais (Ensino Fundamental, Médio e EJA), que concorrerão em duas categorias (Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio). Dentre os gêneros estão: poema, conto, crônica e dramaturgia.
Além de estimular o reconhecimento e a valorização das expressões literárias, o intuito é fomentar o processo de pesquisa, análise e produção da literatura negra e viabilizar, por meio das artes cênicas, vida e obra da romancista maranhense Maria Firmina dos Reis.
Para a 8ª Mostra de Interpretação Teatral de Literatura Negra, as inscrições vão até o dia 04 de novembro. Cada intérprete ou grupo poderá participar defendendo apenas um trabalho e cada escola poderá inscrever até duas apresentações.
O trabalho apresentado deverá abordar: história e cultura afro-brasileira e africana, pluralidade étnico, cultural, religiosa e de gênero, obras de autores negros, vida e obra da romancista maranhense Maria Firmina dos Reis, protagonismo feminino (combate à violência contra a mulher, Lei Maria da Penha); obra de escritores locais e regionais e obras literárias que abordem a luta contra o Racismo, dentre outros.
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?