Ginástica Laboral e CineDef abrem série de atividades do Programa Qualidade de Vida no Trabalho da Defensoria

13/09/2022 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) começou esta semana a realizar uma série de ações do seu recém-lançado Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). A iniciativa, coordenada pela 1ª Subdefensoria Pública-Geral, com apoio da Escola Superior da DPE, Supervisão Administrativa, Núcleo Psicossocial, Ouvidoria e diversas Comissões, tem como objetivo promover satisfação, bem-estar e saúde a todo o corpo funcional da instituição.

Abrindo as atividades, nestas terça e sexta-feira, 13 e 16 de setembro respectivamente, acontecem sessões de ginástica laboral no edifício-sede, em São Luís. As ações prometem levar a todos os colaboradores e colaboradoras muito mais disposição, alívio de estresse e fortalecimento das relações interpessoais.

Para a fisioterapeuta e servidora da Supervisão Administrativa da DPE/MA, Mirtes Figueiredo, fazer parte desta Casa há 11 anos é motivo de orgulho. A servidora é quem irá conduzir inicialmente as sessões de ginástica laboral. Ela acredita que emprestar as suas habilidades na área da saúde é uma forma de amor ao próximo, um gesto altruísta.

“A ginástica laboral é uma ferramenta poderosa na busca pela melhoria da qualidade de vida. Ela atua na mudança de hábitos no ambiente de trabalho, dá mais vigor e torna o dia de quem a pratica mais leve e saudável. Pensando nisso, e na promoção da saúde dos servidores e servidoras, a Defensoria tem impulsionado a participação de todos nas nossas rodas de ginástica e relaxamento”, afirma a fisioterapeuta.

E, se qualidade de vida é ter momentos de relaxamento e ludicidade, o que dizer de assistir a um filme no trabalho, rodeado de amigos e colegas? Essa é a proposta do CineDef. A atividade também faz parte do Programa QVT e tem início na próxima quinta-feira (15), às 12h30, no auditório da sede da DPE, localizada no bairro Renascença.

Para as sessões mensais, os servidores e colaboradores da Defensoria estão tendo a missão de selecionar o longa-metragem para a exibição. É que todos os filmes serão escolhidos pelos próprios expectadores por meio de votação popular. Na semana de estreia, por exemplo, estão na disputa os filmes "Coringa", "Ela" e "O Babadook". Com diversão para todos os gostos, aliada ao sucesso de público e de crítica dos filmes indicados, a intenção é proporcionar bem-estar para a mente e o corpo, combustível que auxilia na produtividade do quadro funcional.

“A Administração Superior acredita que o aperfeiçoamento de uma gestão humanizada perpassa, além do compromisso com nossos assistidos e assistidas, pelo cuidado com as pessoas que formam esta instituição. Entendemos que a Defensoria Pública deve ser um espaço de acolhimento, respeito e valorização. Pensando nisso, temos a consciência de que para alcançarmos esse objetivo, todos e todas são fundamentais. E, para que essas engrenagens funcionem bem, é preciso investir na qualidade de vida no trabalho”, ressalta o defensor-geral do estado, Gabriel Furtado.

Para abarcar quais estratégias deveriam ser traçadas a fim de melhorar o dia a dia dos servidores e servidoras, foi elaborado e aplicado o Diagnóstico de Qualidade de Vida no Trabalho. A partir do levantamento, foi possível traçar além do perfil dos colaboradores, quais as suas principais demandas em relação à saúde e ao bem-estar.

“O Diagnóstico permitiu compreender as necessidades de nossas e nossos profissionais e estruturar ações que vão garantir um espaço de excelência. Elaboramos com muito carinho o Programa QVT, para que tenhamos colaboradores cada vez mais felizes, saudáveis e satisfeitos na instituição. Nós pretendemos estreitar mais ainda os nossos laços, possibilitar novas amizades e, principalmente, nos garantir mais saúde e bem-estar no ambiente de trabalho”, diz entusiasmada a 1ª subdefensora-geral, Cristiane Marques.

 

PROGRAMA QVT

O Programa Qualidade de Vida no Trabalho foi lançado no dia 2 de setembro e reuniu dezenas de servidores no auditório da sede da Defensoria Pública. Com transmissão ao vivo pelo canal da DPE no YouTube durante o lançamento, os servidores presentes, e os que acompanharam pela internet, puderam dar boas gargalhadas com o pocket show dos humoristas Jhonny Santos e Carlos Pulico, do "Levando o Riso".

Dividido em eixos, o QVT inclui atividades nos segmentos "Bem-Estar e Saúde", "Cultura e Lazer", "Meio Ambiente e Responsabilidade Social", "Valorização do Servidor" e "Diversidade e Inclusão". Todas as ações previstas foram reunidas em uma cartilha disponibilizada aos colaboradores da DPE/MA.

Uma das iniciativas do eixo Bem-Estar e Saúde, a exemplo, é o projeto "Acolher e Cuidar". Dentre os objetivos da iniciativa estão a prevenção de casos de estresse, da sobrecarga e da ansiedade. Antes voltado exclusivamente para os assistidos e assistidas da Defensoria, o Acolher e Cuidar não só expandiu para todos os cantos do Maranhão, como também passou a oferecer acolhimento psicológico emergencial e preventivo também para os servidores e servidoras de instituição. Acesso à escuta psicológica qualificada, no formato on-line.

Dentre as atividades do QVT estão ainda a Feirinha Verde, o Café com Vida, o QVT Voluntário e o Leitura que Liberta, este último idealizado pelo Núcleo de Execução Penal (NEP) da Defensoria. O projeto tem como um dos propósitos contribuir para a manutenção das bibliotecas das unidades prisionais do estado.

Instituições inclusivas se desenvolvem mais e com maior solidez quando valorizam todos os atores que a compõem. Assim, o eixo Diversidade e Inclusão visa criar condições e oportunidades de potencial apoio, ao alicerçar o quanto a Defensoria Pública é democrática e sensível ao comportamento social e às necessidades de seu público e quadro de servidores.

Deste modo, este programa mantém e apoia iniciativas que são imprescindíveis para o corpo de toda e qualquer entidade. Logo, instituímos a Política de Cotas e compomos Grupo de Trabalho vinculado à Comissão de Igualdade Racial da DPE/MA. Além disso, designamos a composição de Grupo de Trabalho pela Prevenção e Enfrentamento ao Machismo Institucional e Discriminação de Gênero e instituímos a Política de Valorização da Maternidade e da Amamentação e de Proteção da Primeira Infância.

Já no eixo Valorização do Servidor, estão ações que dão o protagonismo aos atores que mais merecem serem reconhecidos, os colaboradores. Datas comemorativas, festival de talentos e uma porção de benefícios, no Def Clube de Vantagens. Um guarda-chuva de boas práticas está sendo preparado para dar visibilidade a tantas boas histórias que já foram contadas nesta instituição e que ainda serão escritas ao longo dos anos. Prova disto é a iniciativa Tempo de Ouro, um jeito especial de premiar os profissionais pelos seus 10, 20 ou 30 anos de dedicação e empenho ao trabalho.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON