Com foco na reintegração social, Núcleos da DPE participam da 23ª Semana do Encarcerado

26/08/2022 #Administração
img

Foto:

Defensoras e defensores públicos participam em todo o estado da 23ª Semana do Encarcerado. Com tema "Reintegração Social, caminhos para a liberdade e cidadania", a programação segue até o dia 31 de agosto, com palestras, atendimentos e articulações voltadas para a ressocialização de internos de unidades prisionais do Maranhão.

Na abertura oficial em São Luís, nesta quinta-feira (25), uma missa foi celebrada pelo arcebispo Dom Gilberto Pastana. A cerimônia aconteceu a partir da articulação da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, da Arquidiocese de São Luís e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).

O ato litúrgico contou com a presença do diretor de Assuntos Estratégicos e Institucionais da Defensoria Pública do Maranhão, defensor público Alberto Bastos, do defensor público Bruno Dixon de Almeida Maciel, coordenador do Núcleo de Execução Penal (NEP), e de internos do sistema prisional, em Pedrinhas.

Para o defensor público Alberto Bastos, articulações como esta firmada entre a DPE, a Arquidiocese e a SEAP contribuem para a ressocialização dos apenados.

"Participamos da missa dentro da unidade prisional do Complexo de Pedrinhas, a articulação foi realizada entre a Igreja Católica e o defensor Bruno Dixon. Conversei com os internos sobre a bela homilia do arcebispo. Ele enfatizou o amor de Cristo, o perdão, o propósito de vida e o recomeço", diz o diretor de Assuntos Estratégicos e Institucionais.

Durante a celebração, no momento da homilia, o arcebispo Dom Gilberto Pastana fez reflexão acerca do sentido da vida e sobre como Deus tem propósito na vida de todos e todas.  Recentemente, a Arquidiocese de São Luís fechou uma parceria com a Defensoria para ampliar o alcance da campanha Leitura que Liberta, que tem como um dos objetivos contribuir com a manutenção das bibliotecas das unidades prisionais do estado.

“Foi um momento especialíssimo a celebração litúrgica presidida por Dom Gilberto Pestana. As pessoas privadas de liberdade, assim como nós, precisam alimentar não só o corpo, mas também a alma. Nesse sentido, constitui apoio espiritual fundamental para dar-lhes força e ânimo para retornarem futuramente para o convívio social como pessoas melhores”, reforça o defensor público Bruno Dixon.

Coordenado pelo Núcleo de Execução Penal (NEP), o projeto conta com vários pontos de coleta de livros. Cada apenado pode ter acesso a até 12 livros por ano e, ao final de cada leitura, apresenta uma resenha sobre a obra e tem direito à remição de pena pela leitura.

 

PALESTRAS NA CAPITAL – Também em São Luís, em alusão à 23ª Semana do Encarcerado, o defensor Bruno Dixon ministrou palestra na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do Monte Castelo. No estabelecimento penal de regime semiaberto, os internos saem para trabalhos externos durante o dia e voltam para dormir à noite. No bairro Anil, foi a vez da assistente social Nathalia Tinôco falar sobre a campanha Agosto Lilás para trinta apenados. Já na Unidade Prisional de Ressocialização do Olho d’Água, o defensor público Rodrigo Lima falou sobre o tema da semana e da atuação da Defensoria no sistema carcerário.

 

INTERIOR No Núcleo Regional de Rosário, a defensora pública Lívia Macedo participou de palestra. Ela esteve na UPR da cidade e destacou a atuação da DPE em favor da comunidade carcerária. Participaram também o assessor Guilherme Machado, a assistente social Jeane Karla e a estagiária Uhilma Sanches.

“Fizemos atendimento na unidade e uma reunião, com o escrivão do cartório do 2° Ofício, para alinhar o procedimento de reconhecimento de paternidade por parte de pessoas presas nesta unidade”, afirma a defensora.

Em Coroatá, a defensora pública Isabella Carminatti explanou sobre a reintegração social na Unidade Prisional de Coroatá. No município de Tutoia, a 463 quilômetros de São Luís, o defensor Igor Ferreira visitou a UPR local. Na oportunidade, ele falou sobre ressocialização e cuidados para evitar reincidência.

Já no Núcleo Regional de Pinheiro, também dentro do eixo da programação da Semana do Encarcerado, o defensor público Eurico Arruda ministrou palestra no presídio da cidade. "Foi tratado o papel da Defensoria Pública na execução penal, além de outros direitos e deveres dos presos. Ao final, foi pontuado que a Defensoria é uma força viva e presente na vida dos apenados", assegurou o titular do Núcleo Regional da DPE.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON