Defensoria Pública lança campanha de combate à violência contra o idoso

03/06/2011 #Administração

 

Gisele Carvalho

Da equipe de O Estado

Foi lançada na última quarta-feira (1°), no auditório da Defensoria Pública do Estado, a Campanha de Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa. Reuniram-se no local membros de várias entidades para discutir novas práticas contra as mais diversas formas de violência, além da agressão física, que muitas vezes é praticada pela família.

A campanha de conscientização acontece em uma parceria da Defensoria Pública do Estado, os Conselhos Estadual e Municipal do Idoso e instituições não-governamentais, como associações da classe. A mesma faz alusão ainda ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, instituído por órgãos internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU).

As discussões da mesa da reunião giraram em torno da ampliação da rede de atendimento estadual à pessoa idosa e em relação às consequências da violência frequente a essas pessoas. Para a defensora do Núcleo do Idoso, Isabel Cristina Araújo Sousa, a violência psíquica e emocional influencia diretamente sobre a auto-estima do idoso e pode até levar à morte prematura.

Ranking - O Maranhão ocupa o segundo lugar no ranking de estados com maior número de idosos, e São Luís é a cidade com maior número de pessoas com idade acima de 100 anos. Para oferecer melhores condições de vida para essa população, o defensor público-geral Aldy Mello de Araújo Filho frisou que esse resultado só será alcançado com uma maior conscientização de toda a população. "As instituições estão trabalhando para garantir o direito dos idosos, mas a população ainda precisa entender que velhice não retira o direito à cidadania", disse.

Aldy Mello Filho ressaltou ainda que a violência ao idoso engloba não só a agressão física e verbal, mas também a violência institucional de algumas empresas, como a falta de estacionamentos reservados e a discriminação dentro das empresas.

No Maranhão, a campanha se estenderá até o dia 15 deste mês e contará com a promoção de palestras e discussões e apresentações artísticas com temas ligados à questão da violência contra o idoso. No último dia de programação, será inaugurado, na Cohab, o Núcleo do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciapvi).

Segundo, Isabel Lopizic, coordenadora do Ciapvi, o novo centro atenderá a população de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. O centro conta com uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e gerontólogo.

Em 2010, o Ciapvi registrou 2.300 casos de violência contra pessoas idosas em São Luís. E neste ano, já são 422 casos registrados em toda a capital. As denúncias para esse crime podem ser feitas em instituições de atendimento ao idoso e também no Disque-Denúncia, pelo número 32325800. De janeiro a maio deste ano, o Disque-Denúncia já recebeu 200 ligações denunciando casos do tipo. O órgão também oferece serviços de acompanhamento psicológico pós-denúncia para esses idosos.

Mais

Também são considerados crimes de violência contra o idoso, expor a pessoa a situações de negligência, como: a falta de alimentação adequada, a administração irregular de medicamentos e a administração indevida dos recursos econômicos do idoso.

 

Fonte: O Estado do Maranhão

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON