Situação dos moradores do Juçaral e Vila Sapo se agrava com as chuvas

02/05/2011 #Administração

A situação das famílias residentes nas localidades de Juçaral e Vila Sapo, no Novo Angelim, se agravou bastante nos últimos dias com as fortes chuvas que caíram na cidade. A água invandiu as residências, provocando diversos transtornos e perdas de móveis e utensílios domésticos, conforme constataram a vereadora Rose Sales (PCdoB) e o defensor público Alberto Tavares, do Núcleo de Moradia e Defesa Fundiária, da Defensoria Pública do Estado, durante visita técnica realizada na manhã da última sexta-feira, (29).

No Juçaral, vinte e oito famílias vivem em uma área de risco, onde está sendo construído o Condomínio Vite, e continuam à espera de que sejam remanejadas para local seguro. As residências devem ser construídas pela Prefeitura, conforme acordo firmado em dezembro de 2010.

Durante a visita, Rose Sales e Alberto Tavares ouviram os moradores, que falaram sobre a perda do pouco que tinham e dos prejuízos, como queima de eletrodomésticos e eletrônicos. Na ocasião, ficou definido que as assistentes sociais da Defensoria Publica irão preparar um estudo social da comunidade.

Dentre os casos mais dramáticos está o de uma senhora, que preferiu não se identificar. A casa dela foi invadida pela água das chuvas, chegando a um metro do chão. Ela teve que enfrentar a enxurrada para proteger seu filho recém-nascido. A mesma situação foi verificada na Rua E e na Vila Sapo (Rua 10 de julho). O morador Marco Aurélio Cutrim Santos, assim como os demais, afirma que “a nossa situação já não era boa e agora piorou muito com a construção do Condomínio Vite”.

Lá existe uma luta que vem sendo travada desde 2009, enfatiza a vereadora Rose Sales, acrescentando que já foi feito pedido através da apresentação de requerimento e pronunciamentos na Câmara Municipal de São Luís, além de visitas à Secretaria Municipal de Urbanismo, para fazer o alargamento do canal ali existente e contenção das bordas, mas até a presente data não foi tomada nenhuma providência.

As três localidades receberam a visita de assistentes sociais da Defensoria Pública, além de uma comissão de representantes que irá ao Crea, juntamente com a vereadora Rose Sales, para solicitar a presença de técnicos no local para elaboração de laudo da situação. “De posse de todo material, poderemos acionar a justiça com ação para indenização das perdas dessas famílias e também responsabilizar a Prefeitura”, finalizou Rose Sales.

 

Fonte: Assessoria da vereadora Rose Sales

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON